Por falta de provas, denúncia contra José Sarney e outros senadores é arquivada

Sarney, Jucá e Renan: arquivamento por falta de provas

Foi arquivada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin a denúncia que investigava a suposta tentativa dos senadores Romero Jucá (PMDB-RR) e Renan Calheiros (PMDB) e do ex-presidente José Sarney de atrapalhar as investigações da Operação Lava Jato.

O pedido de arquivamento foi solicitado em setembro pelo ex-procurador-geral da República, Rodrigo Janot. Na oportunidade, foi alegado que não havia provas suficientes para sustentar a denúncia. A Polícia Federal também havia realizado a mesma solicitação.

A investigação foi motivada por gravações entregues por Sergio Machado, ex-presidente da Transpetro, subsidiária da Petrobras. Nos áudios, o executivo, que fez um acordo de delação premiada com o Ministério Público Federal (MPF), discute a Lava Jato com os políticos.

As gravações foram divulgadas no ano passado, após a retirada do sigilo do conteúdo da delação de Machado. Em uma das conversas, Romero Jucá cita um suposto “acordo nacional” para “estancar a sangria”.

Ao final das investigações, a PF entendeu que as conversas gravadas entre os três políticos e Machado não configuraram crime.

Ao conceder o arquivamento, no entanto, Fachin destacou a “gravidade dos fatos”. Ele ressalvou que “o arquivamento deferido com fundamento na ausência de provas suficientes de prática delitiva não impede a retomada das investigações caso futuramente surjam novas evidências”.

Da Agência Brasil

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!