Grávidas vão receber curso gratuito sobre gestação em BH

Curso dará informações importantes tanto para gestante quanto para a saúde do bebê

A Defensoria Pública de Minas Gerais, por meio da Escola Superior (Esdep-MG), vai realizar, no dia 1º de novembro, mais uma edição do projeto “Gestação Legal”. Como na primeira edição, que aconteceu em março deste ano, haverá debates sobre direitos das gestantes e dos bebês, parto respeitoso, fisiologia do parto, primeiros cuidados e a importância do pré-natal e da amamentação.

O programa é realizado pela Coordenadoria Regional de Famílias e Sucessões da Capital, em parceria com setores público e privado. O projeto tem como objetivo proporcionar autonomia às mães na tomada de decisões sobre a gestação. O evento contará, também, com a participação de um fotógrafo voluntário que registrará as atividades das gestantes.

Palestras e atividades

Direitos da gestante e do bebê: destaca a importância da informação e do conhecimento para a gestante tomar decisões diante dos acontecimentos ao longo da gravidez, bem como a definição do tipo de parto que escolherá.

Parto respeitoso e a importância do pré-natal: chama a atenção para os momentos de ir para a maternidade, o trabalho e os tipos de parto, o suporte emocional, os cuidados pós-parto e a importância do acompanhamento pré-natal.

Fisiologia do parto e cuidados da gestante: explica as etapas do trabalho de parto e como a gestante deve preparar-se para essa experiência.

Amamentação: ressalta a importância da amamentação para a saúde do bebê, principalmente nos primeiros seis meses de vida, e como fortalece o vínculo entre mãe e filho.

Cuidados com o bebê: aborda temas como banho, cuidados com o umbigo, refluxo, assaduras e icterícia.

Dança materna: série de exercícios que potencializa uma vivência consciente da gravidez, permitindo à mulher lidar com as transformações em curso nesse momento da vida.

Inscrições

As inscrições estão abertas até o dia 20 de outubro e podem ser feitas pessoalmente, na secretaria da Escola Superior, localizada na Rua Bernardo Guimarães, n.º 2731, no bairro Santo Agostinho, em Belo Horizonte. E, também, por meio do e-mail: [email protected]. Outras informações: (31) 2522-8784

Rafael D'Oliveira[email protected]

Repórter do BHAZ desde janeiro de 2017. Formado em Jornalismo e com mais de cinco anos de experiência em coberturas políticas, econômicas e da editoria de Cidades. Pós-graduando em Poder Legislativo e Políticas Públicas na Escola Legislativa.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!