Você sabe quem é Nélio Nicolai? Belo-horizontino inventor do Bina morreu aos 77 anos

Morreu na última quarta feira (11), em Brasília, o engenheiro eletrotécnico Nélio José Nicolai. O mineiro, natural de Belo Horizonte, e cidadão honorário da cidade, foi responsável pela invenção do Bina – sistema identificador de chamadas por telefone.

Nicolai se recuperava de um acidente vascular-cerebral (AVC), sofrido há pouco tempo. Chegou a receber alta, mas nos últimos dias, o inventor apresentou complicações pulmonares e faleceu. Ele morava em Brasília, onde foi enterrado na quinta feira (12) no Cemitério Campo da Esperança, na Asa Sul.  Ele tinha 77 anos e deixa quatro filhos e dois netos.

Luta na Justiça 

Durante grande parte da vida, o engenheiro lutou na Justiça para ser reconhecido como inventor do Bina, tecnologia hoje presente em todos os aparelhos celulares do mundo. Nicolai desenvolveu o sistema em 1977, quando trabalhava na Telebrasília, operadora local da Telebrás, antiga holding estatal de prestação de serviços telefônicos. Seu objetivo inicial era diminuir o número de trotes, permitindo a quem recebesse uma ligação saber de qual número haviam discado.

No total, foram 35 anos lutando na Justiça para receber royalties da tecnologia que identifica o número de origem de uma ligação telefônica. Em agosto de 2012, a 2ª Vara Cível de Brasília determinou que as empresas que utilizam o Bina depositassem, em juízo, 10% dos lucros que têm com o invento. Porém, isso não demorou muito. Na semana passada, a decisão que determinava que a Vivo S/A depositasse os 10% foi suspensa, sob alegação de insegurança jurídica.

O Bina, especificamente, tem um certificado e uma medalha de ouro do World Intellectual Propriety Organization, que reconhece e recomenda a patente, além de um selo da série Invenções Brasileiras, concedido pelo Ministério das Comunicações. Nicolai tem ainda outras 40 patentes registradas no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), com as mais variadas funções, desde leitores óticos para deficientes visuais até sistemas de proteção contra clonagem de cartões de crédito.

Eliza Dinah

Jornalista e redatora do portal Bhaz

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!