Possibilidade de chuva ameniza calor, mas temperaturas devem voltar a subir em BH

O começo desta semana registra temperaturas um pouco mais amenas, com a presença de muitas nuvens no céu da capital mineira. Mas, engana-se quem pensa que o forte calor predominante nos últimos dias vai dar uma trégua. Existe a possibilidade de chover em alguns pontos da cidade, mas termômetros devem voltar a registrar altas temperaturas. Para esta segunda-feira (16), a mínima é de 16ºC e a máxima de 28ºC.

Uma massa de ar frio vinda do oceano, e que alcançou BH e região metropolitana, é a responsável pela condição. Considerada de fraca intensidade, ela é capaz de fazer chover apenas nesta segunda. De acordo com o meteorologista Heriberto dos Anjos, do Instituto Tempo Clima da PUC-Minas, “nos próximos dias teremos quedas nas temperaturas mínimas que poderão chegar aos 15ºC”, afirma. As máximas, no entanto, vão ficar entre 29ºC e 34ºC. A maior delas pode ocorrer no domingo (22). A umidade relativa do ar, por sua vez, fica entre 40% e 45%.

No último sábado (14), Belo Horizonte registrou a maior temperatura do ano. Os termômetros atingiram os 34ºC e no domingo (15) o número quase foi alcançado: 33,7ºC. E, se na capital a temperatura está elevada, nos municípios do Triângulo Mineiro e Norte de Minas o registro é ainda maior. E a umidade do ar pode chegar a 10%, deixando a população em estado de alerta.

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!