Home Veículos Acelera aí [Acelera aí] Nismo, a pimenta da Nissan é o tempero da marca no Salão de Tóquio 2017

[Acelera aí] Nismo, a pimenta da Nissan é o tempero da marca no Salão de Tóquio 2017

Quase todas as marcas de automóveis têm a sua divisão esportiva, que geralmente cuida de desenvolver versões com desempenho mais apimentado. No caso da Nissan, quem faz esse trabalho é a Nismo (abreviatura de Nissan Motorsport). E, no Salão de Tóquio, que abre as portas ao público dia 27 de outubro, a Nismo vai mostrar que uma pitada de adrenalina também tem lugar em modelos elétricos e até em vans de sete lugares.

No estande da anfitriã Nissan no 45º Salão do Motor de Tóquio, que terá tema de design “espiral”, simbolizando o compromisso da marca com o passado, presente e futuro, estarão dois modelos desenvolvidos pela Nissan Motorsport: o conceito Leaf Nismo, versão esportiva da nova geração do carro elétrico mais vendido do mundo; e a van Serena de sete lugares com uma pitada de esportividade da Nismo. A mostra japonesa abre para o público no dia 27 de outubro e termina no dia 5 de novembro.

Divulgação/Nissan

Lançado em setembro, o novo Nissan Leaf vem com a tecnologia de condução autônoma ProPILOT, desenvolvida pela marca japonesa. O modelo também está equipado com o ProPILOT Park, tecnologia embarcada que ajuda motoristas a estacionar com o veículo controlando automaticamente o acelerador, freios, direção, mudança de marcha e freio de estacionamento. Outra característica do novo Nissan Leaf é o e-Pedal, que possibilita ao motorista dar a partida no motor, acelerar, desacelerar, parar e manter o carro usando apenas o pedal do acelerador.

A versão Nismo Concept do novo Nissan Leaf ganhou uma pitada de esportividade, com linhas vermelhas nas partes de baixo do carro (frente, lateral e traseira), extrator de ar na traseira, teto e partes do capô e tampa traseira pintadas na cor preta e rodas de liga com raios bem vazados. A aplicação da tecnologia de corrida da Nismo à carroceria resulta em melhor desempenho aerodinâmico e menor elevação, sem sacrificar o coeficiente de arrasto do Nissan Leaf. O interior preto possui os assentos vermelhos da Nismo, criando uma sensação de emoção e alto desempenho.

Divulgação/Nissan

Na estrada, a Nissan garante que o conceito Leaf Nismo oferece uma condução verdadeiramente empolgante, graças a uma suspensão esportiva e aos pneus de alta performance, sem mencionar o computador customizado que oferece aceleração instantânea em todas as velocidades. Os engenheiros da marca japonesa disseram que o Leaf Nismo “combina o caráter ecológico de um carro elétrico com a emocionante experiência de condução que sempre foi uma característica da divisão esportiva da Nissan”.

Outra atração da Nismo no Salão de Tóquio é uma versão da van Serena, com capacidade para sete pessoas. Ao desenvolver o modelo, o objetivo foi “oferecer a tecnologia esportiva sem sacrificar a natureza familiar e utilitária do modelo”. O design exterior reflete a pitada de esportividade colocada pela divisão Nismo, com peças aerodinâmicas personalizadas que quebram um pouco o visual mais sério que a van tem na versão normal.

Divulgação/Nissan

Por dentro, os ocupantes contam com assentos vermelhos, que são marca registrada da Nissan Motorsport. Além disso, os engenheiros trabalharam na suspensão e novos módulos de controle do motor e sistema de escape buscam dar mais emoção e entusiasmo à experiência de condução. A Serena Nismo está programada para venda no Japão em novembro deste ano.

Divulgação/Nissan

Comentários

Acelera Ai

Acelera Ai

Jornalistas Eduardo Aquino e Luís Otávio Pires são os editores do site Acelera Aí e da seção veículos do portal Bhaz

Carregar mais em Acelera aí