Multas de trânsito poderão ser parceladas e pagas com cartão de débito e crédito

Débito ou crédito, como você vai preferir pagar sua infração de trânsito?

Se você tem multas de trânsito pendentes, saiba que a partir de agora elas poderão ser pagas com cartões de débito e crédito. A novidade foi publicada nesta quarta-feira (18) por meio da Resolução 697 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), no Diário Oficial da União (DOU).

De acordo com a resolução, o valor devido poderá até ser parcelado pelas operadoras de cartão. Neste caso, a cobrança de juros será feita pela instituição financeira do cartão, nos moldes do que já é realizado quando as compras não são parceladas pela própria loja.

Ainda segundo a publicação, caberá a cada órgão de trânsito habilitar as operadoras de cartões para oferecer a modalidade. Como o parcelamento será totalmente entre a operadora do cartão e o proprietário, o órgão de trânsito continuará recebendo o valor à vista e a regularização do veículo será imediata, não necessitando esperar até a última parcela.

Segundo a assessoria de imprensa do Detran-MG, a nova forma de quitação de débitos de infrações já está sendo analisada para o credenciamento das instituições financeiras que oferecerão o serviço no Estado. Porém, o órgão não informou quando a medida começa a ser implementada em Minas Gerais.

Atualmente alguns departamentos de trânsito e prefeituras já fazem o parcelamento por meio de guias de arrecadação.  No entanto, nestes locais os proprietários faziam o parcelamento apenas para regularizar o veículo a fim de conseguir a documentação ou realizar a transferência, sem pagar as parcelas restantes, informou o diretor do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Elmer Vicenzi. Anteriormente a resolução 697, o pagamento das multas por cartão de débito e crédito era aceito somente para infrações aplicadas em veículos registrados fora do Brasil.

Jefferson Lorentz

Jeff Lorentz é jornalista e trabalhou como repórter de pautas especiais para o portal Bhaz.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!