DE GRAÇA! Último andar do prédio mais alto da capital será aberto para visitação no sábado

Quem gosta de curtir uma boa paisagem não pode perder a novidade a seguir. O famoso edifício Acaiaca, localizado na região central, entre a Avenida Afonso Pena e a rua Espírito Santo, poderá ser visitado DE GRAÇA no sábado (18). A visitação ao último andar do prédio acontece entre 14 e 19h.

A ideia é abrir as portas do Acaiaca para receber pessoas interessadas em conhecer uma das vistas mais lindas da cidade. Além disso, será possível aproveitar para conhecer os produtos do Made in Beagá, uma plataforma que está cuidando da organização da visita junto com o Acaiaca Rooftop.

Para deixar o encontro ainda mais animado, o evento contará com comidas e bebidas para combinar com a vista do local. Mas, a entrada está sujeita à lotação. Então, saia cedo de casa para não perder a oportunidade.

A visitação será aberta ao público no próximo sábado (21) (Reprodução/ Isabel Baldoni – PBH)

O Acaiaca

“Próximo ao arraial do Tejuco (atualmente a cidade de Diamantina) havia uma tribo de índios que viviam em constante luta com os tejuquenses, que, de vez em quando, invadiam o arraial. Perto da taba indígena, numa pequena elevação, havia um belo e frondoso cedro que os índios, na sua língua, chamavam “Acaiaca”. Contavam eles que, no começo do mundo, o rio Jequitinhonha e seus afluentes encheram-se tanto que transbordaram, inundando a terra. Os montes e as árvores mais altas ficaram cobertos e todos os índios morreram. Somente um casal escapou, subindo na Acaiaca. Quando as águas baixaram, eles desceram e começaram a povoar novamente a terra. Os índios tinham, portanto, muita veneração por essa árvore (…)”

Este é um trecho de uma lenda indígena que deu origem ao nome do edifício. As obras começaram em 1943 e foi inaugurado há 70 anos. O prédio tem 130 metros de altura, 29 andares e duas representações de índios na fachada, esculpidas pelo engenheiro Luiz Pinto Coelho. Diga-se de passagem, foi o  primeiro arranha-céu da cidade. Na época de sua inauguração possuía muitas lojas luxuosas.

Já na década de 50, funcionava uma boate na sobreloja, frequentada somente pela alta sociedade belo-horizontina. Além de tudo isso, existia também o famoso cinema Acaiaca, que levava inúmeros espectadores ao local. Outra curiosada é que entre os anos de 1955 e 1980, a TV Itacolomi, fundada por Assis Chateaubriand, funcionou em dois dos andares do edifício.

Tombado pelo patrimônio municipal desde 1999 o Acaiaca ainda tem um diferencial. O elevador do prédio é muito rápido, há quem diga que é o mais rápido da cidade, mas essa informação não é confirmada. De acordo com a administração do prédio, os elevadores vão do 1º ao 25º andar em apenas 20 segundos, a uma velocidade de 20 km/h. E diferente de antigamente, hoje em dia, no prédio, predominam escritórios de advocacia e de odontologia.

 

Paisagem que pode ser vista do alto do edifício Acaiaca (Reprodução/ Isabel Baldoni – PBH )

Serviço

Edifício Acaiaca aberto para visitação

Quando? 21 de outubro, sábado || Das 14h às 19h

Onde?  Av. Afonso Pena, 867 – Centro, Belo Horizonte

Valor? De graça

Com PBH

Stephanie Mendes

Jornalista e redatora do Bhaz

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!