Cadastro de Educação Infantil em BH para 2018 termina nesta sexa-feira

Cadastro escolar é feito totalmente online

Termina nesta sexta-feira (20) o período de cadastramento para crianças que precisam de uma vaga na rede municipal de educação infantil de Belo Horizonte em 2018.

As vagas ofertadas são para crianças de 4 e 5 anos que irão ingressar na chamada pré-escola. Também há vagas para as de 0 a 3 anos que buscam começar os primeiros passos na educação escolar. O cadastro deve ser feito pelo site da prefeitura.

Novidades

Com o cadastro online o formato da lista de espera será modificado. Agora, ela será formatada automaticamente evitando a duplicidade na distribuição das vagas. No ato do cadastro os pais colocarão o endereço e o sistema analisará as unidades mais próximas da residência. Esse sistema já é adotado no cadastramento escolar do Ensino Fundamental.

Atualmente, todas as crianças que se cadastram para a pré-escola têm vagas garantidas. A nova lista de espera fará com que os pais não precisem mais irem até uma Umei ou escola de interesse para realizar a inscrição do filho.

Outra mudança no cadastramento 2018 é o reforço dos critérios de vulnerabilidade. Este ano, 70% das vagas serão distribuídas a partir dos critérios de vulnerabilidade e outros 30% a partir do sorteio público.

Entre os critérios estão pontos como famílias atendidas por programas sociais, famílias que possuem menor renda per capita; critérios como escolaridade dos pais; e critérios de saúde das crianças, como deficiência e doenças. No total, serão considerados 27 critérios de vulnerabilidade.

Podem ser cadastradas apenas as crianças que moram no município de Belo Horizonte. No ato do cadastro, os pais ou responsáveis devem preencher uma ficha virtual no qual vão informar dados como o nome completo da criança, idade e endereço residencial. Será considerado apenas um cadastro por criança e caso haja alguma duplicidade, o sistema vai considerar apenas o último realizado.

Para solicitar uma vaga na pré-escola, a criança deve ter nascido entre 01/07/2012 e 31/03/2014. Já para se cadastrar para uma vaga de creche, as crianças devem ter nascido a partir de 01/04/2014.

Os pais e responsáveis que não têm acesso à internet poderão fazer o cadastro tanto nas diretorias regionais de Educação, no seu horário de funcionamento. Outra opção é utilizar os laboratórios de informática das escolas municipais que possuem atendimento do Programa Escola Aberta (PEA).

Com PBH

 

Rafael D'Oliveira[email protected]

Repórter do BHAZ desde janeiro de 2017. Formado em Jornalismo e com mais de cinco anos de experiência em coberturas políticas, econômicas e da editoria de Cidades. Pós-graduando em Poder Legislativo e Políticas Públicas na Escola Legislativa.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!