[Coluna do Orion] Dos três nomes mais fortes ao Governo de Minas, dois não querem

2018: uma eleição em que faltam candidatos para a disputa com Pimentel

Se fossem pré-candidatos, três nomes seriam os mais competitivos nas eleições para governador de Minas no ano que vem. São eles o governador Fernando Pimentel (PT), o senador Antonio Anastasia (PSDB) e o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PHS). Desses, apenas um deverá disputar. Anastasia e Kalil não sinalizam interesse na disputa, cada um por suas razões.

Pimentel, ao contrário, está em franca campanha toda vez que vai ao interior. A partir desta segunda (23), o petista vai organizar sua agenda de modo a pegar carona na caravana do ex-presidente Lula em Minas. Sem os dois concorrentes, a situação do atual governador fica, em tese, facilitada já que não surgiram outros nomes competitivos.

Anastasia vive o dilema pessoal: ele não quer, mas o grupo dele fará muita pressão por entender que o tucano seria a única possiblidade de sobrevivência e de possível derrota aos petistas. Sendo ou não candidato, ele terá que exercer sua liderança, já que poderá ter influência e ser um grande cabo eleitoral.

Desde a eleição para prefeito, Kalil ainda vive uma lua de mel que lhe mantém a popularidade, mas não vai querer correr o risco de deixar a prefeitura da capital para nova aventura. Já não é mais um aventureiro, como foi em 2016. Como outro forte cabo eleitoral, o prefeito deverá lançar, ou apoiar, um candidato fora da polarização tucano-petista para não se vincular a algum deles.

Como o desafeto e vice-governador Antônio Andrade (presidente estadual do PMDB), há quem não acredite que Pimentel será candidato à reeleição, apostando em eventual candidatura ao Senado. Não faz muito sentido se considerarmos que a eleição de governador ou de senador, ambas de caráter majoritário, têm o mesmo desafio e carece de mais de 5 milhões de votos.

Fora da polarização, ainda há um nome que busca se viabilizar, que é o do deputado federal Rodrigo Pacheco (PMDB), atual presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados. Para ser candidato do PMDB, seu grupo  terá que derrotar internamente o do presidente da Assembleia Legislativa, Adalclever Lopes, que defende a reeleição com o PT de Pimentel. Ninguém sabe prever de que maneira isso poderia acontecer, se seria decisão em convenção estadual ou intervenção nacional, desautorizando aliança com o PT.

Os pré-candidatos Dinis Pinheiro (PP) e Marcio Lacerda (PSB) estão na área, mas ainda não deixaram marcas nem empolgaram o eleitorado. Até o momento, não são candidatos sonhados pelo eleitor.

Lula chega para fazer pré-campanha

O nome é caravana, mas o que o ex-presidente Lula fará em Minas, a partir da próxima segunda-feira (23), é cumprir mais uma etapa de sua pré-campanha presidencial. Depois do Nordeste, ele prioriza Minas, no Sudeste, onde irá a 12 cidades dos Vales do Aço, do Jequitinhonha e do Mucuri, além do Norte de Minas, encerrando o roteiro na capital mineira.

O petista mantém a liderança nas pesquisas. Seu problema maior está no campo jurídico, onde há recurso de sua defesa aguardando o parecer da segunda instância, o Tribunal Regional Federal (TRF-4), em Porto Alegre. Se esse Tribunal confirmar a condenação a 9 anos de prisão e perda dos direitos políticos, Lula ainda poderá recorrer ao Superior Tribunal de Justiça, terceira instância, e, se necessário, até o Supremo Tribunal Federal, a quarta instância.

Tudo somado, os recursos poderão mantê-lo candidato e não seriam julgados antes da eleição presidencial.

(*) Jornalista político; leia mais no www.blogdoorion.com.br

Orion Teixeira[email protected]

Jornalista político, Orion Teixeira recorre à sua experiência, que inclui seis eleições presidenciais, seis estaduais e seis eleições municipais, e à cobertura do dia a dia para contar o que pensam e fazem os políticos, como agem, por que e pra quem.

É também autor do blog que leva seu nome (www.blogdoorion.com.br), comentarista político da TV Band Minas e da rádio Band News BH e apresentador do programa Pensamento Jurídico das TVs Justiça e Comunitária.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!