Prefeitura inicia cadastramento de blocos de rua para Carnaval 2018; vem folia!

Então Brilha desfila no centro de BH
No sábado, Então Brilha! se esparrama pelas ruas do Centro de BH

A preparação para a folia 2018 na capital já começou. A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur e com o apoio da Prodabel, abriu nesta quinta-feira (19), o cadastramento para os blocos de rua para o Carnaval de Belo Horizonte 2018.

O procedimento garante o atendimento de demandas como desvio de trânsito, limpeza, instalação de banheiros químicos e segurança para os desfiles. O trajeto informado pelos blocos será avaliado pela Belotur, BHTrans e demais órgãos envolvidos. Caso necessário, debatido com os representantes dos blocos, para o melhor planejamento e atendimento de todos. Para o cadastramento, os interessados devem acessar Portal do Carnaval até o dia 17 de novembro.

Nos últimos anos, o Carnaval de Belo Horizonte se tornou um dos mais surpreendentes e procurados do país. Famoso pelos blocos de rua, em 2017 a cidade recebeu 500 mil turistas e contou com 3 milhões de foliões nas ruas. Ao todo, em 2017 foram mais de 350 blocos cadastrados, 416 desfiles e três palcos oficiais. Além disso, houve desfiles de escolas de samba e blocos caricatos.

Georreferenciamento no apoio logístico

A Prefeitura conta com uma ferramenta de georreferenciamento que é compartilhada com todos os órgãos, como SLU, BHTrans, Secretaria de Saúde e Guarda Municipal. O sistema possibilita uma visão abrangente da festa por todas as regionais da cidade. “O cadastro e o diálogo constante com os blocos é imprescindível para que consigamos estruturar a cidade para atender os foliões e tornar a festa ainda mais bonita, segura e confortável”, afirma Gilberto Castro, diretor de Operações e Eventos da Belotur.

O presidente da Belotur, Aluizer Malab,  afirma que o cadastramento é hoje uma das principais ferramentas para o planejamento da operação do Carnaval. “Com os dados fornecidos pelos representantes dos blocos, podemos planejar melhor a festividade, juntamente com os demais órgãos públicos envolvidos, minimizando os possíveis problemas e garantindo, um apoio melhor para os organizadores, foliões e moradores da cidade de Belo Horizonte”.

A ferramenta permite que o representante cadastre até dois trajetos por bloco, inserindo informações como data, horário, local de concentração, trajeto e dispersão, tudo com o auxílio de um mapa, o que facilita o cadastro. Para otimizar o uso da nova ferramenta, a Prodabel disponibilizou um tutorial, que pode ser acessado no mesmo portal. Quem ainda tiver dificuldades no cadastramento deve ligar para 3246-0238.

 

Rafael D'Oliveira[email protected]

Repórter do BHAZ desde janeiro de 2017. Formado em Jornalismo e com mais de cinco anos de experiência em coberturas políticas, econômicas e da editoria de Cidades. Pós-graduando em Poder Legislativo e Políticas Públicas na Escola Legislativa.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!