Cursos gratuitos do Cefart têm mais de 800 vagas disponíveis; vai ficar de fora?

O Governo do Estado, por meio da Fundação Clóvis Salgado, amplia o atendimento do Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart). Com a abertura do processo seletivo de alunos para o ano de 2018, serão acrescidas 253 novas vagas às atuais 563, que serão distribuídas da seguinte forma: 40 para o curso técnico em teatro; 109 para cursos básico e técnico em dança; 94 para iniciação ao instrumento e cursos básicos de música e 10 para o Coral Infantojuvenil.

A grande novidade, é a criação de uma nova turma para o Técnico de Teatro, dobrando a capacidade atual. O curso, tradicionalmente realizado no período da noite, com 20 alunos, terá seu equivalente no horário da manhã, com mais 20 vagas. Essa ampliação é um dos resultados concretos da reformulação que vem sendo implementada no Cefart pela nova gestão.

Para o presidente da Fundação Clóvis Salgado, Augusto Nunes-Filho, a ampliação do número de vagas no Cefart é resultado de um esforço contínuo da atual administração para assegurar e fortalecer a formação profissional em arte.

“A criação de uma nova turma para o curso de Teatro é uma resposta efetiva e positiva ao atendimento de uma antiga demanda. No processo seletivo realizado no ano passado, mais de 400 pessoas se inscreveram para disputar as 20 vagas existentes. Atento a essa realidade, o Governo de Minas Gerais já está desenvolvendo ações que beneficiarão, muito em breve, a formação artística”, revela Augusto Nunes-Filho.

Formação qualificada

O Centro de Formação Artística e Tecnológica da FCS é formado pelas Escolas de Dança, Música (instrumental e coral), Teatro, Artes Visuais e Tecnologias do Espetáculo (iluminação, cenotecnia, figurinos e adereços). São oferecidos cursos livres, básicos, técnicos e de atualização profissional, entre outros. O Cefart oferece, ainda, palestras, residências artísticas e atividades de extensão destinadas ao aperfeiçoamento profissional dos estudantes e à formação de público.

Divulgação/Paulo Lacerda

Para o aluno Cacá Correa, do 1º ano do curso Técnico em Teatro, a oferta de uma nova turma atende a um antigo desejo dos estudantes. “É uma boa notícia para nós, alunos, e, também, para as outras pessoas, que podem tentar ingressar no curso. É uma ampliação da oferta, e isso é muito bom”, diz.

Um dos principais requisitos para participar do curso Técnico de Teatro é estar cursando ou ter concluído o ensino médio.

Oportunidade e formação em outras áreas

Encontram-se abertos também editais de seleção para os cursos de Música, Dança e para o Coral Infantojuvenil Cefart.

No curso Básico de Dança, o estudante dá seus primeiros passos na aprendizagem profissional. A idade para ingresso é de oito a dez anos, e a duração do curso é de cinco anos. Já o curso Técnico de Dança forma bailarinos com conhecimento artístico e técnico, e tem duração de três anos.

A professora Ana Cristina, da Escola de Dança, conta como o aumento do número de vagas nos cursos é uma ótima notícia tanto para os professores quanto para os alunos.

“O espaço que a Fundação Clóvis Salgado possui é privilegiado. Os cursos oferecidos são de formação, contribuindo muito para o desenvolvimento e crescimento de novos artistas. Para nós, professores, é sempre um prazer poder lecionar para mais talentos que estão por vir”, comemora a professora.

Outro tradicional curso ofertado pelo Cefart é o de Música. Serão oferecidas vagas para disciplinas de canto e instrumentos de cordas, sopros e metais. Os cursos possuem três anos de duração. Para aqueles que ainda não possuem experiência, serão oferecidos cursos de Iniciação ao Instrumento, com duração de um ano. Já o Coral Infantojuvenil Cefart, oferece 10 vagas para crianças de 8 a 14 anos.

O coordenador do Curso de Música,André Brant, ressalta a importância da abertura de novas vagas. “Como professor, digo que é muito gratificante receber jovens com vontade de aprender e crescer profissionalmente. Os cursos sempre foram muito disputados, e a abertura de novas vagas é muito bem-vinda”, diz.

Inscrições

O prazo de inscrições para os cursos do Cefart se encerra em 30 de outubro de 2017 (segunda-feira). O candidato deve preencher a ficha de inscrição que está disponível no site FCS (www.fcs.mg.gov.br). O valor da inscrição é de R$ 55. Os interessados deverão observar os pré-requisitos para cada um dos cursos, como idade mínima e experiência pregressa na área de interesse.

Após inscritos, os candidatos realizarão provas práticas e teóricas, que acontecerão nos meses de novembro e dezembro. O resultado do processo seletivo será divulgado no site da Fundação Clóvis Salgado, em 21 de dezembro de 2017.

Serviço:

O que? Inscrições abertas – Processo Seletivo Cefart 2018  (Curso Técnico de Teatro, cursos Básicos de Música e Dança e Técnico em Dança, além do Coral Infantojuvenil Cefart)
Quando? até 30 de outubro de 2017 (segunda-feira) das 9h às 12h e das 14h às 18h
Onde? Secretaria do Cefart – Palácio das Artes (Avenida Afonso Pena, 1537 – Centro)
Quanto? R$ 55

De Agência Minas Gerais

Eliza Dinah

Jornalista e redatora do portal Bhaz

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!