Jovem morre após tomar anticoncepcional receitado por médico; sofreu embolia pulmonar

Reprodução/Facebook

Parte da comunidade médica e pessoas de diferentes partes dos Estados Unidos discutem, nos últimos dias, o caso de uma jovem de 23 anos que morreu após sofrer uma embolia pulmonar. A norte-americana Charlotte Foster teve o óbito confirmado em janeiro de 2016, mas voltou a ser assunto. Isso porque um inquérito constatou que ela poderia ter sobrevivido ao quadro clínico se o médico dela tivesse prestado atenção nos efeitos colaterais de um anticoncepcional receitado por ele. Sunil Idicula Simon é o nome do profissional que tem a conduta questionada.

De acordo com o The Telegraph, Charlotte tomava Dianette – pílula conhecida no Brasil como Diane-35 -, por recomendação de Simon. Cerca de três semanas antes de morrer, ela teria ido ao encontro do médico e relatado dores pelo corpo. Ela disse sentir um incômodo nas pernas e nas costelas, além de dificuldade para respirar.

Ocorre que o médico sugeriu que ela buscasse um SPA para descansar, descartando a possibilidade de a jovem ter uma trombose venosa – quando coágulos se formam nas veias. A conduta de Simon rendeu a ele um processo disciplinar e deu abertura para discussões relacionadas ao uso de contraceptivos. Charlotte tomava Dianette há cerca de cinco meses e sofreu uma parada cardíaca quando estava no trabalho.

Além de ser usado como método contraceptivo, o Dianette também serve para o tratamento de acne severa. O essencial, no entanto, é que os pacientes façam um teste antes de ingeri-lo para ter certeza de que estejam fora da zona de risco. Também vale ressaltar que cada mulher deve consultar um ginecologista de confiança antes de tomar qualquer medicação.

Roberth Costa[email protected]

De estagiário a redator, produtor, repórter e, desde 2021, coordenador da equipe de redação do BHAZ. Participou do processo de criação do portal em 2012; são 11 anos de aprendizado contínuo. Formado em Publicidade e Propaganda e aventureiro do ‘DDJ’ (Data Driven Journalism). Junto da equipe acumula 10 premiações por reportagens com o ‘DNA’ do BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!