Semana de combate ao Aedes aegypti começa no país; Estado e PBH divulgam ações

Divulgação/Fiocruz

Com o objetivo de prevenir e alertar a população sobre o mosquito transmissor da dengue, teve início nesta segunda-feira (23) a Semana de Combate ao Aedes aegypti. A campanha acontece em todo o país e deseja alertar a população dos cuidados necessários que se deve ter com o mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya .

Em Belo Horizonte, a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) realiza mobilização para sensibilizar os belo-horizontinos sobre os cuidados que se deve ter com a doença. Nesta manhã, o Mobiliza-SUS alertou o público sobre a importância de se evitar água e a as formas corretas de descarte de materiais que podem acumular água e permitir a proliferação do mosquito Aedes aegypti.

Já o governo do estado lança amanhã (24) a nova campanha de comunicação para controle do Aedes. Com o tema “Com o Aedes não se brinca”, a campanha será veiculada em todo o estado pela TV, rádio e redes sociais, entre outras mídias.

O lançamento acontecerá, às 10h15, no Auditório JK, na Cidade Administrativa, pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). Durante o evento, será abordada ainda situação epidemiológica da dengue, zika e chikungunya em Minas Gerais. Serão também mostradas as ações de controle desenvolvidas pelo estado, além do tratamento dos pacientes acometidos pela chikungunya, entre outros pontos. Clique aqui e confira a programação completa do seminário.

“Não podemos baixar a vigilância. É melhor cuidar do foco do mosquito do que sofrer as consequências de não ter feito essa iniciativa. Vamos reforçar, ainda mais, a necessidade de eliminar os criadouros, convocando toda a sociedade para esse trabalho já antes do verão, quando começam as chuvas”, disse o ministro da Saúde, Ricardo Barros, em nota.

A dengue em BH

Em 2017, até o momento, foram confirmados 811 casos de dengue em Belo Horizonte. Há 764 casos notificados pendentes de resultados. Foram investigados e descartados 7.524 casos.

Programação SES-MG

Divulgação/SES-MG
Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!