Home Veículos Acelera aí [Acelera aí] Chevrolet Equinox mostra força do motor turbo em qualquer tipo de trânsito

[Acelera aí] Chevrolet Equinox mostra força do motor turbo em qualquer tipo de trânsito

Especialista em produzir utilitários esportivos desde os tempos de Suburban, nos Estados Unidos, e Veraneio, no Brasil (quem não se lembra?), a Chevrolet reforça seu time do segmento por aqui. E acaba de lançar o Equinox, seu SUV médio, que chega ao Brasil equipado com motor de 262 cv de potência turbo e câmbio de nove velocidades, ao preço de cerca de R$ 150 mil.

Esta é terceira geração do Equinox, que é importado do México, onde a Chevrolet ainda disponibiliza uma versão com motor 1.5 a gasolina turbo e outra 1.6 turbodiesel. Aqui a opção escolhida é bem adequada e, com ela, a Chevrolet espera vender cerca de 300 unidades por mês.

Durante o lançamento, em São Paulo, o Acelera Aí pôde realizar suas primeiras impressões, em um percurso de 150 quilômetros entre a capital paulista e o município de Porto Feliz.

O motor é ponto forte do Equinox. Mostrou ser poderoso em qualquer tipo de trânsito (urbano ou rodoviário), com retomadas de velocidade que dão realmente muita segurança – e poder – durante ultrapassagens, por exemplo.

Ele oferece uma interessante funcionalidade que, segundo a montadora, é disponível na primeira classe dos aviões. Trata-se de um sistema que emite ondas contrárias para cancelamento de ruídos externos do motor, amplificando a sensação de silêncio a bordo. Na avaliação isso ficou comprovado.

A suspensão independente nas rodas traseiras, com estruturas de subchassis pareceu também ser bem acertada, e extremamente silenciosa, sem transmitir quaisquer irregularidades do piso para o interior.

O acabamento interno do Equinox merece um parênteses. Embora os assentos em couro, e os arremates bem feitos, o material usado no painel poderia ser algo de melhor qualidade. É uma superfície plástica, chega a ser tosca para o padrão pretendido, que se assemelha ao de carros de categorias inferiores.

Contudo, a parte traseira do habitáculo, em função do piso plano, oferece um espaço interno generoso para quem viaja atrás. Bem confortável mesmo.

Neste primeiro contato, o SUV da Chevrolet parece que vai dar trabalho ao segmento, hoje liderado pelo Jeep Compass, outro ótimo veículo. A briga vai ser boa – melhor pra nós.

Luís Otávio Pires, editor do Acelera Aí, viajou a São Paulo a convite da General Motors.

Comentários

Acelera Ai

Acelera Ai

Jornalistas Eduardo Aquino e Luís Otávio Pires são os editores do site Acelera Aí e da seção veículos do portal Bhaz

Carregar mais em Acelera aí