Camisa da Atlética do Ibmec gera polêmica; organização pediu desculpas

A rivalidade entre alunos de instituições de ensino fica evidente durante eventos que reúnem as Atléticas das universidades. As preparações para os “Jogos Jurídicos 2017” deram o que falar nessa semana.

A Atlética do Ibmec de Belo Horizonte confeccionou uma camisa para ser usada durante o evento universitário – prática comum dentre os alunos das instituições. Mas, as frases estampadas dividiram opiniões e geraram muitas criticas à Atlética.

Camisa da Atlética do Ibmec MG (Reprodução: Facebook)

Em inglês, os seguintes dizeres estavam estampados na camisa: “Aqui aprendemos a ser melhor do que você. Eu sou gênio, bilionário, playboy(…). Na verdade, é por isso que pagamos sua universidade e o seu salário. Os estudantes mais bonitos da cidade estão aqui. Todo um modelo de perfeição do JP Morgan: Platinum, Diamante, Royal, Infinity (tipos de cartão de crédito). Todos ilimitados.”

Críticas

Várias pessoas criticaram a camisa devido às frases estampadas. Nas redes sociais, estudantes de outras universidades, e inclusive do Ibmec, se mostraram indignados com os dizeres.

“Eu achei extremamente feio o conteúdo daquela camisa. Muita falta de noção os alunos pensarem uma coisa dessas, por mais que seja brincadeira. Eu acho que brincadeira tem limite. A maioria das pessoas que estudam no Ibmec não acharam essa camisa legal, tanto que causou muita polêmica entre os alunos da faculdade. Foi extremamente desnecessário, ninguém ganha nada humilhando alguém. É uma camisa que vai ser usada também dentro da instituição, não só nos Jogos. E quem vê fora de contexto vai ter uma imagem distorcida da universidade e de todos que estudam lá”, afirmou um estudante do Ibmec que não quis se identificar.

Estudantes que defenderam a iniciativa

Alguns universitários apoiaram a confecção da camisa e alegaram que tudo não passa de uma brincadeira. Em seu Facebook, um estudante do Ibmec defendeu a Atlética:

“Quem aqui já foi nos jogos jurídicos sabe como é o clima lá. Zueira sem fim, alegria, esportes, festas. Todas as atléticas tem gritos de torcida e se ‘ofendem’ (não concordo com essa palavra mas achei que seria de mais fácil compreensão). ‘Chupa UFMG’, ‘Estagiário do meu pai’, ‘A Puc forma em catequese’ e por aí vai. A blusa do Ibmec reuniu tudo aquilo que ele sempre é zoado pelos outros e tornou isso pontos positivos, lógico, na brincadeira.”

“Ei, você aí, mimimi de facebook, ATURA OU SURTA”, publicou o estudante.

A resposta da Atlética do Ibmec

Depois da repercussão e de muitas críticas, a Atlética reconheceu que não fez uma boa escolha em relação às palavras estampadas na camisa. Através de nota publicada nas redes sociais, declarou:

“Nós, da Atlética do Ibmec-MG, estamos aqui para esclarecer a situação referente à nossa camisa dos Jogos Jurídicos 2017. Erramos e, desde já, pedimos desculpas a todos que tenham se sentido ofendidos direta ou indiretamente. Somos avaliados por algumas pessoas pelo fato de estudarmos no Ibmec e, ao tentar entrar na esportiva sobre esse ‘estereótipo’, falhamos. Por isso, nos jogos deste ano, não vamos utilizar a camisa e já estamos providenciando um material mais alinhado com as nossas crenças e valores como alunos do Ibmec. Além das pessoas negativamente impactadas pela camisa, também tomamos essa decisão em respeito ao Ibmec e aos nossos colegas, que não participaram deste processo de criação.”

Nota do Ibmec

“O Ibmec esclarece que valoriza o espírito de protagonistas e independência das organizações estudantis. Reconhecemos também que como educadores temos o papel de orientá-los e garantir que os valores institucionais da faculdade sejam mantidos por todos a que a integram. O Ibmec trabalha ativamente na formação de profissionais e cidadãos capazes de colaborar positivamente para o crescimento da nação de maneira respeitosa e responsável. A Atlética foi orientada e estamos trabalhando juntos em uma nova camiseta.”

Matéria atualizada às 15h26 para acréscimo do esclarecimento do Ibmec

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!