Cadastramento biométrico é obrigatório em vários municípios; saiba quais

Em Belo Horizonte, apenas 22% da população realizou o cadastramento

Moradores de Contagem, Betim, Uberaba e Uberlândia devem realizar o cadastramento biométrico até o dia 9 de fevereiro de 2018 para poderem votar nas próximas eleições. Nesses quatro municípios, é obrigatório o cadastramento da digital do eleitor.

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), o cadastramento biométrico acontece atualmente em 727 cidades espalhadas por Minas Gerais. Porém, somente nestas quatro cidades haverá a obrigatoriedade para o próximo ano. Em 80 municípios, o cadastramento biométrico já foi feito por todos os habitantes com o direito de exercer o voto.

Estimular a ida da população aos locais de cadastramento antes da biometria tornar-se obrigatória em todo estado tem sido o grande desafio do TRE-MG. Apenas 22% da população de Belo Horizonte, por exemplo, já cadastrou. Esse número é pequeno comparado ao da população da cidade. Se na capital o número ainda não pode ser considerado satisfatório, nos municípios onde há a obrigatoriedade, o percentual está dentro do previsto, segundo o TRE-MG.

Até a última sexta-feira (27), 54% da população de Betim já havia comparecido aos postos de atendimentos e realizado o cadastramento; em Contagem, 45%; em Uberlândia; 57% e em Uberaba; 50%. “Como o cadastramento biométrico obrigatório teve início em fevereiro deste ano, podemos afirmar que os números estão dentro do esperado”, informou a assessoria do TRE-MG.

Quem não comparecer a um cartório ou posto de atendimento dentro do prazo terá o título de eleitor cancelado e não poderá votar nas próximas eleições. Além disso, ficará sujeito às demais sanções previstas em lei para quem está em situação irregular com a Justiça Eleitoral. Os locais que os eleitores devem comparecer para fazer o cadastramento estão disponíveis clicando aqui.

(Reprodução/TRE-MG)

Em Belo Horizonte, são cinco postos de atendimento: Lourdes (Av. do Contorno, 7038), Cidade Jardim (Av. Prudente de Morais, 320), Centro (BH Resolve – Rua dos Caetés, 342), Barreiro (Rua Alcindo Vieira, 67) e Venda Nova (Rua Padre Pedro Pinto, 5020).

Nos municípios onde já é feito o cadastramento biométrico, quem tiver se cadastrado, será identificado pela digital nas próximas eleições. Mesmo assim, ainda é obrigatório apresentar um documento oficial de identificação com foto. Quem ainda não tiver feito o cadastramento, será identificado apenas pelo documento.

Para regularizar a situação, basta comparecer a um cartório ou posto de atendimento com documento oficial de identidade e comprovante de endereço atual. Nos quatro municípios, para que consigam votar nas Eleições 2018 e sejam considerados em dia com a Justiça Eleitoral, os eleitores têm que regularizar a situação até 9 de maio. Nessa data será fechado o cadastro eleitoral. Por causa dos preparativos e realização das Eleições 2018, o cadastro só será reaberto em novembro de 2018.

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!