Home Notícias Brasil Amanhã o sinal analógico será desligado em BH e outra 38 cidades. Já atualizou a sua TV?

Amanhã o sinal analógico será desligado em BH e outra 38 cidades. Já atualizou a sua TV?

A partir de amanhã (8) somente quem tiver o sinal digital de televisão poderá assistir a TV aberta. Hoje é o último dia para moradores de BH e outras 38 cidades de Minas se adequarem à novidade. Todos os canais abertos de televisão passarão a transmitir a programação exclusivamente pelo sinal digital, que transmite a programação com imagem e som de cinema.

A diferença da TV analógica para a digital é que na digital, o próprio aparelho conversor localiza os canais disponíveis e os deixa sintonizados automaticamente, apenas uma vez. Com o controle,  o usuário faz a troca, para mais, ou para menos, na escala de numeração dos canais.

O sinal digital é gratuito e pode ser sintonizado por televisões mais modernas (fabricadas no Brasil de 2011 para cá), que já contam com um receptor do sinal digital. Nesses casos, basta somente conectar uma antena UHF nessas televisões. Para aqueles que possuem aparelhos mais antigos, é necessário, além da antena UHF, adquirir um conversor digital, que custa, em média, R$80.

Pesquisa do Ibope constatou que cerca de 10% dos domicílios em Belo Horizonte ainda utilizam sinal analógico. A pesquisa foi realizada em Belo Horizonte e nos 38 municípios do entorno entre os dias 24 de outubro e 4 de novembro. A amostra de Belo Horizonte contou com 1.078 entrevistas e, no entorno foram realizadas 1.526 entrevistas.

Descubra se sua TV é digital e como se preparar

Procure sempre pelo selo DTV, se ele estiver na sua TV. Ela já está preparada para receber o sinal digital. Só falta você conferir a antena.
Veja como descobrir qual o tipo da sua TV e o que ela precisa para receber sinal digital:

Para mais informações sobre o que fazer em cada tipo de situação, basta acessar o site do Seja Digital aqui. 

Kits gratuitos 

O kit gratuito com antena e conversor é destinado aos beneficiários de Programas Sociais do Governo Federal como Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Tarifa Social de Energia Elétrica e muitos outros. Se você é beneficiário em algum desses programas, agende aqui para retirar seu kit.

Minas Gerais

Confira a lista dos municípios que terão o sinal analógico desligado a partir de amanhã:

Araçaí, Baldim, Belo Horizonte, Betim, Brumadinho, Cachoeira da Prata, Caeté, Capim Branco, Confins, Contagem, Esmeraldas, Florestal, Fortuna de Minas, Funilândia, Ibirité, Igarapé, Inhaúma, Itaúna, Jequitibá, Juatuba, Lagoa Santa, Mário Campos, Mateus Leme, Matozinhos, Nova Lima, Pedro Leopoldo, Prudente de Morais, Raposos, Ribeirão das Neves, Rio Acima, Sabará, Santa Luzia, São Joaquim de Bicas, São José da Lapa, São José da Varginha, Sarzedo, Sete Lagoas, Taquaraçu de Minas e Vespasiano.

Em Governador Valadares, Juiz de Fora, Uberaba e Uberlândia, o corte do sinal analógico ocorrerá em 5 de dezembro de 2018. De acordo com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comuniação, nas demais cidades o sinal digital deve ser implantado até o prazo máximo de 31 de dezembro de 2023.

Data

Coincidentemente, em 8 de novembro de 1961, há 61 anos começava a funcionar a primeira emissora de televisão de Minas e uma das primeiras do país: a TV Itacolomi. A TV Itacolomi deixou de operar no dia 18 de julho de 1980. A concessão foi cassada pelo governo federal devido à falência da Rede Tupi de Televisão, que foi fundada pelo Assis Chateaubriand. O canal 4, que era o da Itacolomi, foi concedido, mais tarde, à TV Manchete, que também faliu, e hoje é operado pela Rede TV.

 

Comentários

Eliza Dinah

Jornalista e redatora do portal Bhaz

Carregar mais em Brasil