Desligamento do sinal analógico é adiado de novo em BH e região

Desligamento do sinal analógico de TV iria ocorrer nesta quarta

O desligamento do sinal de TV analógico que aconteceria nesta quarta-feira (8) em BH e região foi prorrogado. A nova data para o apagão analógico será no dia 22 de novembro.

A decisão foi tomada pelo Grupo de Implantação da TV Digital (Gired). O argumento apresentado ao ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, é que faltam apenas 0,7% para que a região atinja o número mínimo de domicílios com sinal.

Uma pesquisa do Ibope constatou que cerca de 10% dos domicílios em Belo Horizonte ainda utilizam sinal analógico. A pesquisa foi realizada em Belo Horizonte e nos 38 municípios do entorno entre os dias 24 de outubro e 4 de novembro. A amostra de Belo Horizonte contou com 1.078 entrevistas e, no entorno foram realizadas 1.526 entrevistas.

A nova data marcada também marca o dia do desligamento analógico no Rio de Janeiro. É a segunda vez em que o prazo é prorrogado na capital. A princípio, o desligamento aconteceria junho. Na época, foi adiado pelo atraso na distribuição de kits de conversores de sinais digitais.

O que você precisa saber

A diferença da TV analógica para a digital é que na digital, o próprio aparelho conversor localiza os canais disponíveis e os deixa sintonizados automaticamente, apenas uma vez. Com o controle, o usuário faz a troca, para mais, ou para menos, na escala de numeração dos canais.

O sinal digital é gratuito e pode ser sintonizado por televisões mais modernas (fabricadas no Brasil de 2011 para cá), que já contam com um receptor do sinal digital. Nesses casos, basta somente conectar uma antena UHF nessas televisões. Para aqueles que possuem aparelhos mais antigos, é necessário, além da antena UHF, adquirir um conversor digital, que custa, em média, R$80.

Descubra se sua TV é digital e como se preparar

Procure sempre pelo selo DTV, se ele estiver na sua TV. Ela já está preparada para receber o sinal digital. Só falta você conferir a antena.
Veja como descobrir qual o tipo da sua TV e o que ela precisa para receber sinal digital:

Para mais informações sobre o que fazer em cada tipo de situação, basta acessar o site do Seja Digital aqui. 

Kits gratuitos 

O kit gratuito com antena e conversor é destinado aos beneficiários de Programas Sociais do Governo Federal como Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Tarifa Social de Energia Elétrica e muitos outros. Se você é beneficiário em algum desses programas, agende aqui para retirar seu kit.

Minas Gerais

Confira a lista dos municípios que terão o sinal analógico desligados:

Araçaí, Baldim, Belo Horizonte, Betim, Brumadinho, Cachoeira da Prata, Caeté, Capim Branco, Confins, Contagem, Esmeraldas, Florestal, Fortuna de Minas, Funilândia, Ibirité, Igarapé, Inhaúma, Itaúna, Jequitibá, Juatuba, Lagoa Santa, Mário Campos, Mateus Leme, Matozinhos, Nova Lima, Pedro Leopoldo, Prudente de Morais, Raposos, Ribeirão das Neves, Rio Acima, Sabará, Santa Luzia, São Joaquim de Bicas, São José da Lapa, São José da Varginha, Sarzedo, Sete Lagoas, Taquaraçu de Minas e Vespasiano.

Em Governador Valadares, Juiz de Fora, Uberaba e Uberlândia, o corte do sinal analógico ocorrerá em 5 de dezembro de 2018. De acordo com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comuniação, nas demais cidades o sinal digital deve ser implantado até o prazo máximo de 31 de dezembro de 2023.

 

Rafael D'Oliveira[email protected]

Repórter do BHAZ desde janeiro de 2017. Formado em Jornalismo e com mais de cinco anos de experiência em coberturas políticas, econômicas e da editoria de Cidades. Pós-graduando em Poder Legislativo e Políticas Públicas na Escola Legislativa.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!