Designer global propõe mudar bandeira do Brasil e provoca enxurrada de memes

O designer global Hans Donner propôs, durante um evento em Minas Gerais, a mudança da bandeira brasileira.  A ação aconteceu nesta quinta-feira (9), durante o Fórum do Amanhã, que acontece em Tiradentes, cidade histórica do Estado.

Segundo o designer, a ideia está sendo trabalhada por ele há dez anos. A proposta prevê o uso de cores em degradê na bandeira e o acréscimo da palavra amor ao lema ‘ordem e progresso’. O designer justificou a iniciativa afirmando que o objetivo da mudança  é sinalizar  uma nova visão de país.

O Fórum do Amanhã é uma iniciativa que reúne intelectuais e populares para discutir problemas e apontar soluções. O primeiro encontro aconteceu em 2016, também em Tiradentes.

Divulgação/Fórum do Amanhã

Outras mudanças

Não é a primeira vez que alguma mudança na bandeira é sugerida. Ao longo da história, inúmeros projetos foram criados para a bandeira, muitos davam ênfase as cores preta e vermelha, em homenagem às etnias indígena, europeia e africana,  seriam os  povos fundadores do Brasil seriam. Em 1888, Júlio Ribeiro propôs um desenho idêntico a bandeira atual de São Paulo.

Outro projeto foi de Venceslau Escobar, apresentado em 1908. Escobar foi deputado federal (1906-1908), e propôs um projeto de lei que retirasse o lema positivista “Ordem e Progresso” da bandeira.

Repercussão

Como tudo aqui é motivo para meme, dessa vez, não foi diferente. Confira os memes feitos pelos internautas sobre a mudança da bandeira:

 

 

Rafael D'Oliveira[email protected]

Repórter do BHAZ desde janeiro de 2017. Formado em Jornalismo e com mais de cinco anos de experiência em coberturas políticas, econômicas e da editoria de Cidades. Pós-graduando em Poder Legislativo e Políticas Públicas na Escola Legislativa.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!