Manifestações contra reforma trabalhista marcam o dia em BH; protestos movimentaram capitais

Manifestações aconteceram em diversas cidades, inclusive em Brasília

A manhã desta sexta-feira (10) foi marcada por diversas manifestações realizadas pelas centrais sindicais em todo o país. Elas são formas de protesto contra a reforma trabalhista que entrará em vigor neste sábado (11). Em Belo Horizonte, três foram os locais de concentração dos atos: Praça Sete, Praça da Estação e Rua Curitiba.

Por meio das redes sociais, a BHTrans, empresa que gerencia o trânsito da capital, informou os pontos de retenção. No começo da tarde os manifestantes se concentraram na Rua Curitiba entre as ruas Tupinambás e Tamoios. Por causa disso, as linhas de ônibus do transporte coletivo precisaram desviar para a avenida Afonso Pena.

Ao Bhaz, Geraldo Volgal, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos (SINDMET), afirmou que novas manifestações estão sendo idealizadas. Essa ação envolve as centrais sindicais de diversos setores e tem como objetivo tentar a revogação da reforma trabalhista. “É momento do trabalhador ocupar as ruas, pois esse canalha do Michel Temer está querendo acabar com os direitos trabalhistas”, afirmou.

Em São Paulo, alguns milhares de trabalhadores estiveram na Praça da Sé, no centro da cidade, no final da manhã. Os manifestantes carregavam bandeiras, acompanhados por carros de som e balões coloridos.

Na capital do país, cerca de 150 pessoas, segundo a Polícia Militar (PM), participaram de uma manifestação organizada pela CUT no Espaço do Servidor da Esplanada dos Ministérios pela manhã. Tanto a PM como os organizadores classificaram o movimento como pacífico.

No estado do Rio, diversos atos marcaram hoje o Dia Nacional de Protestos. Um ato foi realizado perto da prefeitura da capital, com a participação de trabalhadores, desempregados e sem-teto. Eles protestam pelo direito de “se aposentar e trabalhar dignamente”, segundo o integrante da executiva da Central Sindical Popular (CSP-Conlutas-RJ), Luiz Sérgio. Ele afirmou que as manifestações também criticam a situação do estado e do município e que os servidores da saúde e da educação fizeram hoje uma paralisação de 24 horas. No fim da tarde, está previsto um ato unificado na Candelária.

Com Agência Brasil

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!