Equipe que desenvolveu vacina para tratamento de dependência química vence UFMG Challenge

A PharmaView também garantiu outros prêmios como US$120 mil em créditos para plataforma de inovação IBM Bluemix

A equipe PharmaView, que propõe o desenvolvimento de vacina para o tratamento da dependência química em cocaína e crack, foi a vencedora do UFMG Challenge. A competição foi realizada na feira de inovação Finit, no início deste mês. Nesta edição, o UFMG Challenge teve como foco a seleção de projetos com tecnologias emergentes para resolver problemas das áreas da saúde e ciência da vida.

A vacina desenvolvida pela PharmaView bloqueia a entrada da droga no cérebro, impedindo assim o seu efeito. Sem o benefício da droga, o ciclo do vício é quebrado. A ideia é que a solução seja agregada ao atual esquema terapêutico, impedindo recaídas e melhorando sua efetividade.

Na competição, as equipes apresentaram os projetos para uma banca avaliadora formada por membros da universidade, do mercado e do ecossistema empreendedor. O formato do UFMG Challenge é inspirado nas principais competições de plano de negócios do mundo e está dividida em três etapas: uma não classificatória de feedbacks (feedback round), uma semifinal e final.

Completaram o pódio a equipe Gran Moar, composta de estudantes da UFMG e da Uemg – que produz farinha com o bagaço de malte, mantendo o alto valor nutricional e com vantagem competitiva em relação ao custo das farinhas existentes no mercado – e a Turnit HealthCare, da Universidade Federal de Uberlândia, que criou um sistema de monitoramento inteligente para diminuição de feridas em pacientes acamados.

Como prêmio pelo primeiro lugar, a equipe liderada pelo médico e professor da Faculdade de Medicina da UFMG Frederico Garcia vai representar a universidade em um hackathon na Finlândia, a Ultrahack 2017 Sprint II, que será realizada de 17 a 19 deste mês.

Da UFMG

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!