Curso de formação de maquinistas tem vagas abertas em BH e outras três cidades mineiras

A MRS abriu, em parceria com o Senai, inscrições para o processo seletivo destinado ao Curso de Formação de Operador Ferroviário: Auxiliar de Maquinista. As inscrições vão até dia 19 de novembro. Moradores de várias cidades de Minas, São Paulo e Rio de Janeiro podem participar. Confira aqui a listagem das cidades.

O curso é gratuito e as aulas serão realizadas no SENAI/Juiz de Fora, com duração aproximada de três meses. O aluno terá ajuda de custo mensal e as despesas de alimentação, hospedagem e transporte serão definidas em função da localidade de moradia que os candidatos indicarem na inscrição. Mas, para além do processo seletivo, você sabe como é a profissão de um maquinista?

A formação do maquinista da MRS se dá de forma muito criteriosa. O curso de formação do auxiliar de maquinista, o Programa Operador Ferroviário,  é a porta de entrada para quem sonha em ser um maquinista da empresa. “Caso o candidato seja aprovado na seleção, ele terá acesso neste curso de, aproximadamente, 3 meses, à formação inicial para se tornar um maquinista” explica a gerente de Treinamento e Desenvolvimento, Simone Souza.

Caso seja aprovado no curso, o candidato se torna apto a se tornar um auxiliar de maquinista. Simone explica ainda, que nesta função, o profissional viaja junto com o maquinista no trem para que possa observar, no trecho, as melhores práticas e formas de condução. “Durante este período, ele passa inclusive pelo nosso Simulador de Trens (veja vídeo abaixo), uma forma de ensinar ao auxiliar os procedimentos necessários para a condução de um trem na prática. Durante este período, o colaborador passa por avaliações até que seja aprovado e promovido a maquinista”.

Os pré-requisitos básicos são os seguintes: o candidato precisa ter idade superior a 18 anos, Ensino Médio Completo, Conhecimentos em Informática e ter residência fixa em uma das localidades das vagas. Além dos pré-requisitos específicos da vaga, busca-se nesses profissionais alguns atributos importantes como um alto grau de responsabilidade e comprometimento, valor à segurança, respeito aos procedimentos estabelecidos, atenção aos detalhes, boa capacidade de comunicação, proatividade e paixão pela atividade que o colaborador irá desenvolver.

O interessado deve se inscrever através do nosso site em: https://www.mrs.com.br/trabalhe-conosco/

São aproximadamente 50 vagas para o curso e as etapas do processo seletivo são:

  1. Análise curricular e de requisitos;
  2. Provas (matemática, português e redação);
  3. Avaliação psicológica;
  4. Dinâmica e entrevista individual;
  5. Exames médicos.

A realização do curso não garante uma vaga ao candidato, mas sim o prepara para qualquer oportunidade futura como auxiliar de maquinista na MRS.

Eliza Dinah

Jornalista e redatora do portal Bhaz

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!