Você sabe quais são as cidades com feriado hoje? Confira!

A mais de 300 anos atrás, em 20 de novembro de 1695, falecia Zumbi dos Palmares, o último líder do maior quilombo do período colonial. Hoje, usando o dia da sua morte como referência, é comemorado Dia da Consciência Negra, data que foi incluída no calendário escolar nacional em 2003.

Em 2011, a Lei 12.519 instituiu oficialmente a data como o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. A mesma lei tornou obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira. Nas escolas, as aulas sobre história da África e dos africanos, luta dos negros no Brasil, cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional propiciam o resgate das contribuições dos povos negros nas áreas social, econômica e política ao longo da história do país.

A data é feriado em mais de mil cidades brasileiras, sendo 11 em Minas: Além de Paraíba, Betim, Contagem, Guarani, Ibiá, Jacutinga, Juiz De Fora, Montes Claros, Santos Dumont, Sapucai-Mirim e Uberaba.

Nos outros estados, a situação é a seguinte:

Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso e Rio de Janeiro possuem leis estaduais que instituem 20 de novembro como feriado em todos os municípios dos estados.

Bahia, Espirito Santo, Goias, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro e Santa Catarina possuem feriado somente em algumas cidades, sendo elas:

Bahia: Alagoinhas, Camaçari e Serrinha
Espírito Santo: Cariacica e Guarapari
Goiás: Goiânia, Aparecida de Goiânia, Flores de Goiás e Santa Rita do Araguaia
Maranhão: Pedreiras
Mato Grosso do Sul:
Corumbá
Paraná: Guarapuava e Londrina
Paraíba: João Pessoa
Santa Catarina: Florianópolis
São Paulo:  102 municípios, incluindo a capital
Tocantins: Porto Nacional

No Acre, Ceará, Distrito Federal , Pará, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia e Roraima o Dia da Consciência Negra não é feriado em nenhuma cidade.

Eliza Dinah

Jornalista e redatora do portal Bhaz

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!