Passageiros podem levar bikes nos Moves metropolitanos; novidade está em fase de testes

Os cidadãos que gostam de andar pelas ruas da capital com suas bicicletas poderão transportá-las no Move Metropolitano. Isso será possível durante os próximos três meses, período em que o novo serviço será testado. Porém, haverá restrição de equipamentos por veículos. Em cada ônibus poderão estar dois equipamentos não dobráveis.

A decisão foi divulgada na última sexta-feira (17) pela Subsecretaria de Regulação de Transportes. O Ato Regulamentar 64/2017 restringe o horário para as bicicletas não dobráveis. Poderão ser transportadas entre 20h30 e 4h nos dias úteis, a partir das 14h aos sábados, já em domingos e feriados é liberado em qualquer horário. O livre transporte em coletivos é autorizado, pelo ato, às bicicletas dobráveis.

Tanto os equipamentos que dobram ou não deverão ser transportados no local reservado aos cadeirantes. Para isso, o local deve estar vazio. Nos ônibus de Belo Horizonte, os proprietários das “magrelas” modelo dobrável podem transportá-las no mesmo espaço.

O transporte de bicicletas no MOVE metropolitano e suas regras serão avaliadas pela Subsecretaria de Regulação de Transportes durante o período experimental de três meses para verificar o comportamento dos usuários e reavaliação das normas, caso necessário.

 

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!