Frente Nacional Contra a Censura é lançada em BH; ‘arte não é pedofilia’

A Frente Nacional Contra a Censura foi lançada no Palácio das Artes

Aconteceu em Belo Horizonte, na tarde desta terça-feira (21), no Palácio das Artes, o lançamento da Frente Nacional Contra Censura (FNCC). Segundo os organizadores, a ideia do movimento é lutar contra atos contrários à liberdade de expressão.

O lançamento aconteceu no Palácio das Artes em virtude dos protestos contra a exposição “Faça Você mesmo Sua Capela Sistina”, de Pedro Moraleida; e a tentativa de proibição da peça de teatro “O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu”, ambas, inspiradas em ações que motivaram o encerramento da mostra “Queermuseu”, em Porto Alegre.

De acordo com o produtor cultural e um dos organizadores da FNCC, Pedro Martins, o movimento foi criado, exatamente, após uma ameaça de censura às exposições de arte e espetáculos teatrais sob acusações de incentivo à pedofilia. “Nós já fizemos vários atos aqui. Tomamos a decisão de criar uma frente nacional para que a gente não fique em um ato isolado. A expectativa é que a população entenda o que nós estamos fazendo. Entenda que a arte não é pedofilia. A pedofilia, infelizmente, está nas igrejas, nas casas e não nas galerias de artes e museus”, explica Pedro.

Além dos organizadores e manifestantes que apoiam a criação da frente, o secretário municipal de Cultura de Belo Horizonte, Juca Ferreira, também esteve no local. “Esse evento é importante porque estão tentando restabelecer a censura em cima de questões demagógicas e de moral. Mas, os artistas estão se mobilizando e isso é importantíssimo. Acho que Minas vai dar uma lição para o Brasil, porque só há um jeito de combater a censura, que é lutar pelo direito de expressão”, afirmou.

Para o presidente da Fundação Municipal de Cultura, Rômulo Avelar, a ação pode conter o avanço de um problema já vivido pelos brasileiros.  “A censura é algo que a gente não pode mais conviver. Há de se fazer toda uma mobilização no sentido da gente se proteger desse mal, que já ocorreu no Brasil no momento da ditadura, e que não seria interessante a gente ver renascer”, disse.

Pelas redes sociais, diversos artistas e famosos têm apoiado o movimento. Personalidades como Chico Buarque, Caetano Veloso, João Naves, Benvindo Siqueira e Débora Falabella também deixaram suas mensagens de apoio ao lançamento da Frente.

Confira o vídeo oficial de lançamento do movimento:

Além de Belo Horizonte, outras cidades como Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e Salvador já organizam atos.

Rafael D'Oliveira[email protected]

Repórter do BHAZ desde janeiro de 2017. Formado em Jornalismo e com mais de cinco anos de experiência em coberturas políticas, econômicas e da editoria de Cidades. Pós-graduando em Poder Legislativo e Políticas Públicas na Escola Legislativa.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!