Cena de eletrochoque em manicômio faz novela da Globo entrar na mira de conselho

Reprodução/Globo

A atual novela das 21h da Globo, O Outro Lado do Paraíso, polemizou ao exibir a protagonista Clara, da atriz Bianca Bin, levando choques depois de ser internada em um manicômio pela ex-sogra Sophia, interpretada por Marieta Severo. A cena virou assunto nas redes sociais e fez com que a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) divulgasse uma nota de repúdio. Para a ABP, as imagens mostraram uma narrativa “estigmatizada” e “preconceituosa” da terapia Eletroconvulsoterapia (ECT).

No comunicado, a ABP explica que o procedimento é considerado seguro. E, além disso, indicado para tratar transtornos psiquiátricos graves em que a integridade dos pacientes pode ser colocada em risco. No texto, a associação ainda pondera que a terapia com choques somente é usada em pessoas que não apresentam reação a outros medicamentos e ações disponíveis.

A Eletroconvulsoterapia também só é aplicada em pacientes anestesiados usando uma baixa corrente elétrica por cerca de 30 minutos. “No mínimo a ABP deve entrar na Justiça para exigir uma retratação por parte da emissora e do autor desta novela”, escreveu uma internauta.

Clique aqui para assistir à cena em que Clara passa pelo tratamento.

“Um lixo de cena, mentirosa, que deturpa todo o atendimento e tratamento que é feito às pessoas que sofrem com transtornos mentais”, completou. “A psiquiatria já anda tão marginalizada, uma pena”, comentou outra.

Em 2013, a ABP também emitiu um comunicado contra a Globo. A emissora exibia a novela Amor à Vida. No folhetim, a personagem Paloma, de Paolla Oliveira, também recebia o tratamento em um clínica. A instituição apontou que o tratamento exibido na trama não “correspondia à realidade”. Veja na íntegra abaixo:

Roberth Costa[email protected]

De estagiário a redator, produtor, repórter e, desde 2021, coordenador da equipe de redação do BHAZ. Participou do processo de criação do portal em 2012; são 11 anos de aprendizado contínuo. Formado em Publicidade e Propaganda e aventureiro do ‘DDJ’ (Data Driven Journalism). Junto da equipe acumula 10 premiações por reportagens com o ‘DNA’ do BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!