UFMG escolhe novos reitores; decisão será tomada por Michel Temer

Professores venceram segundo turno para o reitorado da UFMGl

Sandra Goulart e Alessandro Fernandes são os vencedores do segundo turno que escolheu os novos reitores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). No segundo turno, a chapa 2 intitulada “UFMG Pública e Diversa” recebeu 65,67% dos votos válidos, enquanto a chapa 1, “UFMG em Foco”, teve 34,83%.

A chapa vencedora é composta por membros da Faculdade de Letras e da Escola de Engenharia. A apuração dos votos iniciou às 22h, horário em que as votações nas unidades com expediente noturno haviam sido encerradas. No auditório da reitoria os votos foram computados e o resultado divulgado já na madrugada desta quinta-feira (23), à 1h42.

De acordo com a reitora eleita, para o período de 2018 a 2022, “o resultado renova o compromisso com a proposta de uma UFMG Pública e Diversa. Eu e Alessandro chegamos aqui com o apoio de muitos que trabalharam ativamente na construção do programa”, disse Sandra.

Em relação aos votos absolutos por segmento, o resultado é o seguinte: a chapa 2 obteve 1.326 votos entre os professores, enquanto a 1 ficou com 787. Entre os servidores técnicos-administrativos em educação, foram 1.931 votos dados à chapa Sandra-Alessandro e 429 à chapa Renato-Carmela. Do público estudantil, a chapa 2 recebeu 2.907 votos, e a chapa 1 ficou com 1.087.

Ao contrário do primeiro turno, nesta segunda fase da votação o número de presentes foi menor. De acordo com a UFMG, isso acontece sempre que é necessário a realização do segundo turno. Nos dias 8 e 9 novembro, 9.695 eleitores compareceram às urnas, já no segundo turno, foram 8.660 votantes.

A Comissão Eleitoral encaminhará relatório final do processo ao Colégio Eleitoral. Em 12 de dezembro ele se reunirá para elaborar a lista tríplice que será encaminhada ao Ministério da Educação.

Da UFMG

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!