Blogueira ameaça divulgar vídeo de Anitta cheirando cocaína e ofende a pequena Titi: ‘macaca horrível’

Reprodução/Instagram

Você possivelmente não deve ter ouvido falar da blogueira Day McCarthy. Até agora. No entanto, a mulher está na mira de diversos famosos brasileiros. O motivo? Vez ou outra ela distribui ofensas gratuitamente nas redes sociais. No fim de semana, chamou a filha do casal Bruno Gagliasso e Giovanna Ewbank, a pequena Titi, de macaca. Depois disparou contra Anitta. Ela ameaça divulgar um suposto vídeo em que a cantora apareceria usando cocaína.

Day tem cidadania americana e vive atualmente no Canadá. Na web, costuma publicar vídeos em que fala – com ótimo português, por sinal -, de outras personalidades públicas. “Eu não sou obrigada a achar pessoas adotadas bonitas”, diz a blogueira em um vídeo que circula na web. A conta dela no Instagram está indisponível desde que internautas começaram a denunciá-la por ter chamado Titi de “macaca horrível”. “Racismo é crime, e já estamos tomando as devidas providências perante a lei”, escreveu Giovanna sobre o desagradável episódio.

O crime de injúria racial está previsto no artigo 140, parágrafo 3º, do Código Penal. A pena estabelecida é de um a três anos de reclusão e multa, além de pena correspondente para quem cometer violência. A injúria racial consiste em ofender a honra de alguém valendo-se de elementos referentes à raça, cor, etnia, religião ou origem. Já o racismo atinge uma coletividade indeterminada de indivíduos, discriminando toda a integralidade de uma raça. Ao contrário da injúria racial, o crime de racismo é inafiançável e imprescritível. Clique aqui para saber mais.

Diogo Cintra foi espancado no metro de SP por ser negro, o TED de Tais Araújo foi descontextualizado e ironizado, pessoas saem em defesa de um jornalista importante flagrado com uma atitude racista. A cada 100 pessoas assassinadas no Brasil, 71 são negras. Segundo a Anistia Internacional, dos 56 mil homicídios que ocorrem por ano no Brasil, mais da metade são entre os jovens. E dos que morrem, 77% são negros. O discurso de que o Brasil é um país multirracial não invalida o fato de que ainda assim somos um país racista. Nossa população negra é originária de um regime escravocrata, que foi o último a ser abolido nas Américas. Alguns brancos podem argumentar: “mas o meu bisavô também veio para o Brasil sem nada e conseguiu reconstruir a sua vida”. Esse bisavô não era considerado uma propriedade, não veio raptado, forçado e escravizado, impedido de ter educação, seus filhos também não foram tidos como propriedade e escravizados e provavelmente teve muitas vezes o apoio do governo para essa vinda e estabelecimento, favorecido por vários programas oficiais após a abolição da escravidão. Isso é, sem dúvidas, um privilégio branco. Esse texto do Criesp tem outros exemplos que ilustram bem os privilégios: • Ninguém dúvida da minha capacidade intelectual ou profissional. • A primeira coisa que as pessoas reparam em mim não é a minha cor. • Ninguém me olha feio se eu usar o elevador social num prédio que eu não moro. • Quando entro num supermercado ou numa loja, as pessoas não ficam de olho em mim. • Se eu faço alguma coisa errada, as pessoas vão julgar que esse foi um erro individual, não um erro do meu grupo. E muito menos por causa da minha cor. • Vou viver mais: minha expectativa de vida é maior do que a de um negro • Numa entrevista de emprego, o entrevistador é quase sempre da mesma cor que eu. • Não me sinto responsável pelo que meus antepassados brancos fizeram contra os negros. Mas acho que os negros de hoje são responsáveis pelo que seus antepassados fizeram contra sua própria raça. • Nunca fui comparada com um macaco. • Todos os presidentes do meu país foram da minha cor. • Ninguém muda de calçada ao me ver.

Uma publicação compartilhada por Giovanna Ewbank (@gio_ewbank) em

No vídeo em que fala sobre as reações de Gio Ewbank, de Bruno Gagliasso, e da repercussão do que disse nas redes sociais, Day afirma não ter medo de possíveis processos e debocha do que o casal poderia fazer em relação a ela. A blogueira também ameaçou expor Anitta e a atriz Thaila Ayala. Disse ter um vídeo em que elas aparecem usando cocaína e que está quase divulgando as imagens. As duas ainda não falaram do assunto publicamente. Resta saber se vão.

Em agosto, Day MCCarthy fez comentários maldosos sobre a filha de Ticiane Pinheiro e Roberto Justus. Ela comparou Rafaela ao boneco de filmes de terror Chuck.

Roberth Costa[email protected]

De estagiário a redator, produtor, repórter e, desde 2021, coordenador da equipe de redação do BHAZ. Participou do processo de criação do portal em 2012; são 11 anos de aprendizado contínuo. Formado em Publicidade e Propaganda e aventureiro do ‘DDJ’ (Data Driven Journalism). Junto da equipe acumula 10 premiações por reportagens com o ‘DNA’ do BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!