BH faz 120! Aniversário da capital terá shows de Skank e Sepultura, samba, entrega de leitos e mais

Reprodução/PBH/Instagram

Um dia para cada década da cidade. Os 120 anos de Belo Horizonte serão comemorados durante 12 dias. E, ao todo, a capital será palco de aproximadamente 170 eventos que vão desde shows à entrega de leitos hospitalares. A programação terá início nesta sexta-feira (1°).

O roteiro das festividades e a nova identidade visual de BH foram apresentados na manhã desta terça-feira (28), na sede da Prefeitura. O aniversário da capital tem como objetivo apresentar a pluralidade cultural da cidade e vai abranger todas as regionais.

O presidente da Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur), Aluizer Malab, afirma que ao pensar a comemoração do aniversário foi considerado a necessidade de descentralizar a cidade. “O cronograma abrange todos os gêneros e estilos da população. Nesta data tão emblemática com os 120 anos da cidade não poderíamos deixar passar em branco”, destaca Malab.

Nova marca turística pretende impulsionar BH pelo mundo (Rodrigo Clemente/PBH)

Entre os destaques da programação cultural estão os shows da Banda Sepultura, dos belo-horizontinos do Skank, rodas de samba e até mesmo a eleição da Corte Real Momesca do Carnaval 2018. “Tudo foi feito dentro do limite que possuíamos, seja em termos de tempo quanto de recurso”, destaca. Serão investidos R$ 1 milhão na realização dos eventos.

O Parque Municipal que também completa 120 anos receberá a inauguração do seu orquidário. Visando atender a demanda na área da saúde serão inaugurados novos leitos do Hospital do Barreiro. Com isso o complexo estará atuando em sua totalidade.

Sobre a segurança do evento, Malab lembrou a forma de atuação no Carnaval 2017. “Teremos desde o controle de acesso das pessoas, na Praça da Estação, por exemplo, como um posto fixo de segurança além do monitoramento. Com essa estratégia conseguimos reduzir em 42% o registro de ocorrências de pequenos furtos e roubos no Carnaval”, disse.

Programação foi divulgada na manhã desta terça (Rodrigo Clemente/PBH)

A programação completa das comemorações dos 120 anos de BH pode ser consultado clicando aqui.

Belo Horizonte: surpreendente

Esta é a nova marca turística/visual da capital dos mineiros. Sobre a novidade, o diretor de marketing da Belotur Marcos Barreto explicou que era necessário promover a cidade e impactar os turistas, sem deixar de lados os cidadão belo-horizontinos.

“Os moradores da capital estão a cada dia se apropriando mais da cidade e isso é fundamental no diálogo entre eles e os turistas. É comum vermos pessoas que residem aqui dizerem que se surpreendem cada vez mais com a capital. Isso reflete no turista e traz ótimo retorno para nós”, explicou Marcos.

A nova marca traz como destaque uma cidade que está em constante transformação. “Precisamos entender a cidade que vivemos para promovê-la. Temos um dos melhores carnavais do país, obras de Oscar Niemeyer e somos a capital mundial dos bares. Esses fatores nos impulsam a fortalecer BH por todo o mundo”, disse Marcos.

 

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!