Carnaval de BH elege Corte Momesca no Dia Nacional do Samba

O Carnaval já começou em Belo Horizonte. Como parte das comemorações do aniversário de 120 anos de Belo Horizonte foi eleita, nesse sábado (2), a Corte Momesca de 2018. O evento realizado na Praça da Estação, na região central da capital, ocorreu justamente no Dia Nacional do Samba.

O novo Rei do Carnaval de BH é Antônio de Pádua Machado, o Tony Coxinha; já a Rainha será Maria Luiza Siqueira Carvalho e Andreia de Oliveira Marques, a Princesa.

A programação completa das comemorações dos 120 anos de BH pode ser consultada clicando aqui.

Corte Momesca

A Corte Real Momesca é o nome dado ao grupo composto pelo Rei Momo, Rainha e Princesa do Carnaval. O Rei Momo é quem comanda a folia espalhando simpatia e alegria, seguido da Rainha e Princesa que cortejam a festança esbanjando beleza e samba no pé. Sendo um grande símbolo do folia, Belo Horizonte elege sua Corte Real Momesca desde 1980. Os candidatos participam de uma concorrida eleição.

Após eleita, a Corte participa de uma animada agenda de compromissos, gravações, entrevistas e apresentações. Somente no período do Pré-Carnaval e Carnaval são aproximadamente 50 eventos distribuídos em várias regiões de Belo Horizonte.

Além do seu papel fundamental na promoção do Carnaval, a Corte conduz a animação durante todo o período carnavalesco e também participa de atividades de caráter social e ações de cidadania, contribuindo para campanhas sobre o uso de álcool e direção, segurança dos motoristas nas estradas durante viagens no período da festa momesca, além de participarem de campanhas de conscientização e contra violência de crianças e adolescentes.

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!