Comissão da Assembleia aprova projeto que flexibiliza volta total de bebidas nos estádios

Atualmente, torcedores não podem levar bebidas para arquibancadas

A volta do consumo de bebidas alcoólicas nos estádios de futebol de Minas Gerais pode acontecer em sua totalidade. Isso pois a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa (ALMG), aprovou na última quarta-feira (29), o Projeto de Lei 3.218/16 que libera o comércio de bebida alcoólica em todas as dependências e horários dos jogos.

No entanto, esse foi apenas o primeiro de um longo passo para a aprovação definitiva. Atualmente, é permitido o consumo de álcool desde a abertura dos portões para acesso do público ao estádio até o final do intervalo entre o primeiro e o segundo tempo da partida. Além disso, o torcedor não pode levar a bebida para a arquibancada.

Na justificativa do PL é alegado que esta restrição do consumo impede que os torcedores cumpram “a tradição de assistirem aos jogos tomando-se uma ‘cervejinha'”. Outro ponto ressaltado é de que no interior dos estádios não há estrutura para dividir a área entre os bares e as cadeiras/arquibancadas.

O próximo passo do projeto é seguir para a análise das Comissões de Segurança Pública e de Desenvolvimento Econômico. Caso seja aprovado nestas comissões, o PL poderá ser votado em 1° turno no Plenário.

O Bhaz fez contato com o deputado Mário Henrique Caixa (PV) que por meio de sua assessoria informou ser a favor da volta do consumo da bebida sem restrição.

Da ALMG

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!