Chuvas continuam em toda BH; deslizamentos de terra mobilizam bombeiros

As chuvas não param em Belo Horizonte e por toda Minas Gerais. Essa é a previsão da meteorologia para a semana que se inicia. Na capital mineira, a segunda-feira (4) será de tempo nublado com pancadas de chuva a qualquer hora. A mínima deve ficar em 18ºC e a máxima chegará aos 26ºC.

O meteorologista Claudemir Félix, do Instituto Tempo Clima da PUC Minas, explica que as áreas de instabilidade estão atuando com muita intensidade no Estado. “Por conta disso, está chovendo bastante, seja em BH como em outros municípios mineiros”, diz. A umidade relativa do ar, no período da manhã, esteve em 100%. Já à tarde ela chegará aos 80%.

A previsão é de que o tempo nublado dê uma trégua a partir do final de semana. Enquanto isso, sombrinha na mão e atenção redobrada.

Chuvas causam estragos

A Defesa Civil de Belo Horizonte foi acionada no fim da noite desse domingo (3) para atender a uma ocorrência no bairro Minas Caixa, na região de Venda Nova. No local, um deslizamento de encosta atingiu uma moradia. Três pessoas sofreram ferimentos leves. Duas residências foram isoladas e uma parte de outra também.

Os moradores foram orientados sobre o risco que enfrentariam caso permanecessem no local. Por isso, foram pra casa de familiares. Medidas estão sendo tomadas para evitar novos deslizamentos de terra. Ainda sobre esse assunto, na manhã desta segunda, foi registrado um deslizamento de terra no bairro João Pinheiro. A Defesa Civil está no local verificando se o imóvel será interditado.

(Reprodução/Defesa Civil BH)

A forte chuva que atingiu Belo Horizonte e região metropolitana alagou diversos pontos da capital. Destaque para a Avenida Sebastião de Brito com Avenida Cristiano Machado. A via precisou ser interditada para evitar exposição dos motoristas e minimizar os riscos.

Os córregos e ribeirões também aumentaram a vazão nas últimas horas de ontem. A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) enviou equipes operacionais em diferentes pontos.

Um balanço com o acumulado de chuva (mm), por Regional, até às 6h desta segunda foi divulgado pela Defesa Civil. Confira:

  • BARREIRO – 235,3 (74%);
  • CENTRO-SUL – 215 (67%);
  • LESTE – 159,8 (50%);
  • NORDESTE – 167,8 (53%);
  • NOROESTE – 248,8 (78%);
  • NORTE – 98,4 (31%);
  • OESTE – 277,2 (87%);
  • PAMPULHA – 201 (63%);
  • Venda Nova – 193,8 (61%).

Média Climatológica de Dezembro: 319,4 mm.

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!