Governo divulga escala de pagamentos do IPVA; imposto vai ficar mais barato em 2018

O pagamento após a data de vencimento da parcela tem a cobrança de multa

Motoristas já podem consultar a escala de pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2018. Para o próximo ano houve uma redução de 2,98% na base de cálculo, comparada com 2017. O anúncio foi realizado nesta segunda-feira (4) pela Secretaria de Estado de Fazenda (SEF).

Proprietários com placas finais 1 e 2 devem quitar a primeira parcela até o dia 10 de janeiro. Nessa mesma data encerra-se a possibilidade do pagamento da cota única. Quem efetuá-la receberá 3% de desconto no valor. Já os que desejarem parcelar o pagamento deverão realizá-lo nos meses de fevereiro e março.

(Reprodução/Agência Minas)

A única mudança em relação ao IPVA 2017 é a alíquota das caminhonetes cabine dupla e cabine estendida, que passa de 3% para 4%. “Entendemos que essas caminhonetes se enquadram na categoria de veículos de passeio, cuja alíquota é de 4%. Os veículos utilitários, aqueles empregados para o trabalho, permanecem com a alíquota de 3%”, explicou o subsecretário João Alberto Vizzotto.

O valor emitido do IPVA para 2018 é de R$ 5,12 bilhões para um total de 9,7 milhões de veículos emplacados até 20 de outubro deste ano. Um crescimento de 3,89% na frota, que significa 365 mil automóveis a mais no Estado. Em comparação com o IPVA 2017, a previsão é de arrecadação 10,41% maior, proporcionando um incremento de R$ 483 milhões.

Desconto extra

A SEF também anunciou que a partir de 2019 será concedido um desconto extra. O benefício será automático, de 3%, para quem está em dia com o imposto, as taxas e eventuais multas do exercício de 2017 e pagar dentro do prazo todos os tributos de 2018 referentes à posse do veículo. Quem se mantiver adimplente, também terá direito a esse benefício nos anos seguintes.

“O objetivo é criar a figura do bom pagador, incentivar a adimplência e premiar o contribuinte que cumpre suas obrigações tributárias em dia”, salientou o subsecretário. O benefício é cumulativo ao desconto para o pagamento do IPVA à vista.

Da Agência Minas

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!