Começa a faltar combustível em BH; Minaspetro pede que não haja corrida aos postos

Começa a faltar álcool e gasolina nos postos de combustíveis de Belo Horizonte. Hoje, em oito postos pesquisados pelo Bhaz, em dois deles não havia combustível nenhum; em um havia somente diesel; em dois outros havia somente gasolina, “por enquanto”, como afirmou o atendente de um dos postos; e em outros três, o abastecimento estava normal.

O Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo no Estado de Minas Gerais (Minaspetro), entidade que representa os cerca de 4 mil postos de combustíveis do estado, reconhece que começa a faltar combustível em Belo Horizonte, mas pede aos proprietários de veículos que não promovam uma corrida aos postos, pois isso apenas aceleraria o desabastecimento.

Em nota divulgada no início da tarde desta sexta, o Minaspetro admite que há o risco de desabastecimento, uma vez que os postos que ainda possuem estoque poderão não ter a renovação dos produtos armazenados. Na nota, a entidade que representa os postos de combustíveis informou que entrou em contato com o Sindicato dos Transportadores de Combustíveis e Derivados de Petróleo do Estado de Minas Gerais (Sindtanque-MG) e recebeu a informação de que não há nenhuma reunião agendada para discutir uma saída para a questão.

A informação foi confirmada pelo Sindtanque. De acordo com a assessoria de Comunicação da entidade, nenhum autoridade do governo procurou os transportadores para uma negociação que ponha fim à greve, que começou na noite de quarta-feira (6). O que o sindicato reivindica é a redução da carga tributária incidente sobre os combustíveis, com a consequente redução do preço dos produtos.

De acordo com o Sindtanque, o aumento excessivo dos preços dos combustíveis, ocorrido nos últimos meses, penaliza os transportadores que, com isso, sofrem com a redução do número de fretes, já que volume transportado tem apresentado redução.

De acordo com o Sindtanque, a adesão dos transportadores ao movimento é de 100%, estando sendo abastecidos, hoje, na base de distribuição de Betim, onde está localizada a Refinaria Gabriel Passos (Regap), apenas os caminhões que são de propriedade dos postos de gasolina.

Marcelo

Marcelo Freitas é redador-chefe do Bhaz

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!