Morre no Rio, a atriz Eva Todor

A atriz que sofria do Mal de Parkinson, morreu nesta manhã de pneumonia

Morreu na manhã deste domingo a atriz Eva Todor, de 98 anos. Segundo amigos, a morte foi por uma pneumonia. Eva ainda sofria do Mal de Parkinson. “Ela vinha sendo muito bem cuidada pelos enfermeiros e recebia o carinho dos amigos que a rodeavam”, comentou o amigo da atriz Marcelo Del Cima ao jornal O Globo. Ele disse que estava ao lado dela, juntamente com alguns enfermeiros e empregados quando ela faleceu.

Internada por dez dias em março deste ano, Eva fez sua última aparição pública em novembro de 2014, quando recebeu uma homenagem feitas por amigos no Teatro Leblon, zona Sul do Rio de Janeiro. O último trabalho dela na TV foi na novela “Salve Jorge”, de Glória Perez, de 2012.  Foram mais de 80 anos de carreira, que começaram no balé. Ela chegou a dançar na Ópera Real de Budapeste.

Natural da Hungria, antes de se tornar Eva Todor, a atriz tinha o sobrenome de batismo Fódor. Com a família chegou ao Brasil em 1929, fugindo do período entre guerras na Europa.

Na década de 1940, quando fazia uma peça no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, Eva ganhou Getúlio Vargas como admirador. A amizade entre os dois  facilitou o processo para ela conseguir a identidade nacional e abrasileirar o sobrenome para Todor.

O teatro de revista abriu definitivamente as portas da carreira artística para ela. Na década seguinte, a atriz ganhou um programa próprio na TV Tupi chamado “As aventuras de Eva”. O humor presente no programa caracterizaria o restante de sua longa e produtiva carreira. Em inúmeras entrevistas disse que a televisão era  um de seus trabalhos favoritos. Sendo por meio da TV que se tornou conhecida do grande público atuando em novelas e séries.

Entre os destaques da carreira estão “Partido alto” (1984), “De corpo e alma” (1992), “O cravo e a rosa” (2000) . No cinema,  estreou ao  lado de Oscarito, em 1960, com o filme “Os dois ladrões”, de Carlos Manga. Foram cinco filmes no currículo, sendo o último “Meu nome não é Johnny”, em 2008.

Eva Todor era viúva e não teve filhos. Segundo o amigo Marcelo Del Cima, há ainda não há informações sobre o velório.

* com jornal O Globo

Jefferson Lorentz

Jeff Lorentz é jornalista e trabalhou como repórter de pautas especiais para o portal Bhaz.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!