Novos grafites gigantes vão trazer mais cor para BH; desenho de argentina vai quebrar recorde

Edição especial do Cura será em homenagem ao aniversário de 120 anos da capital (Reprodução/Facebook)

O projeto Circuito Urbano de Arte (Cura) vai voltar a colorir o Centro da capital. Desta vez, o circuito terá uma edição especial em homenagem ao aniversário de BH. Dois prédios vão se tornar telas para dois artistas diferentes. Um deles fica na rua Tupis, enquanto o outro está localizado na rua Tupinambás.

“Estamos chamando de Cura X. Não é a segunda edição do festival como a cidade conhece, é uma ação especial, menor, pra não deixar passar essa data tão importante em branco”, explica a produtora, curadora e idealizadora do Cura, Juliana Flores .

O artista de Belo Horizonte Davi Melo Santos – DMS vai deixar sua arte no edifício Príncipe de Gales, na rua Tupinambás, 179. O grafite terá 22 metros de largura por 47 metros de altura. A segunda pintura será feita pela artista argentina Milu Correch. Ela vai grafitar a lateral cega da garagem São José, na rua Tupis, 70. A arte terá o tamanho de 31 metros de largura por 56 metros de altura.

“Percebemos uma recepção muito afetiva do povo de BH em relação ao Cura. O maior desafio do projeto é superar o preconceito das pessoas em relação a arte urbana. Hoje tanto os prédios, quanto poder público e população entendem e apreciam o que estamos fazendo. O projeto promove diálogo com a cultura de rua e coloca arte no dia a dia das pessoas”, conta.

“Além disso, tem esse marco na arte urbana mundial que é a transformação de um mirante da cidade no primeiro mirante de arte urbana do mundo. Temos esse objetivo, mesmo que pretensioso, mas pra nós muito possível. Vamos  colocar BH no mapa da arte urbana mundial transformando a cidade num grande destino turístico para os amantes da streetart”, afirma Juliana.

Novidades

Na primeira edição do Cura, a artista espanhola Priscila Amoni bateu o recorde de maior grafite feito por uma mulher na América Latina, com 50 metros de altura. Nesta nova edição, a argentina Milu irá estabelecer um novo recorde com 56 metros.

“A grande novidade é que a Cemig vai iluminar os seis prédios que fazem parte do projeto. Os quatro que pintamos na primeira edição e os dois que estamos pintando agora. Com essa ação, os murais serão visíveis com mais nitidez da rua Sapucaí também durante a noite. A iluminação será inaugurada no domingo (17)”, explica Juliana.

A iluminação ficará nos pontos grafitados durante um mês até dia 16 de janeiro, sempre das 19h às 23h. “O cronograma de acender esta iluminação será definido só em 2018, ela será permanente. Todo o projeto de iluminação prevê resistência à chuva, vento e tem garantia. Por enquanto, as luzes ficarão acesas só no primeiro mês”, acrescenta a curadora do projeto.

Juliana também conta que a próxima edição do CURA já está em fase de captação e pré-produção. “Estamos, neste momento, no processo de fechar contrato com os edifícios para encaminhar a documentação pro Conselho de Patrimônio do Município. A previsão é fazermos a próxima edição do festival com seis prédios e uma programação ainda mais robusta na rua Sapucaí e na Benfeitoria”, diz.

População vai poder acompanhar o trabalho dos artistas em um mirante montado na rua Sapucaí (Divulgação/Cura)

Programação

Além dos grafites, que já estão sendo feitos, a partir de terça-feira (12), o mirante do Cura, na rua Sapucaí, 153, vai receber uma programação ampla até o próximo domingo. Mais do que proporcionar uma visão ampa de todas as pinturas, o local vai se tornar palco para apresentações de DJ’s e bikefoods.

Confira tudo que rola por lá:

Terça (12)

18h – Dj Raquel Feu

20h – DJ SENSE

Quarta (13)

18h – Dj ALVK

20h – Dj FAEL (Rafael de Souza)

Quinta (14)

18h – Palomita DJ

20h – Dj JAHNU

Sexta (15)

16h – DJ Pat Manoese

18h – DJ Jaka

Sábado (16)

18h – DJ VIHNNY

20h – DJ Naroca

Domingo (17)

18h Dj Maýra Motta

20h Dj Coyote Beatz

Rafael D'Oliveira[email protected]

Repórter do BHAZ desde janeiro de 2017. Formado em Jornalismo e com mais de cinco anos de experiência em coberturas políticas, econômicas e da editoria de Cidades. Pós-graduando em Poder Legislativo e Políticas Públicas na Escola Legislativa.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!