Edir Macedo e Igreja Universal são acusados de tráfico crianças; ‘mães tiveram filhos roubados’

Igreja Universal desmente vender produto ungido contra Covid-19 (Reprodução/Facebook + Divulgação/Universal)

O bispo Edir Macedo, liderança máxima da Igreja Universal do Reino de Deus, está sendo acusado, junto à igreja, de ter criado uma rede de tráfico de crianças em Portugal na década de 1990. A acusação é feita por uma série de reportagens do do canal de televisão português TVI, que será exibida em dez partes, a partir dessa segunda-feira.  O nome da série é ‘O Segredo dos Deuses’ e foi feita a partir de entrevistas com famílias cujos filhos teriam sido roubados, por meio do projeto Lar Universal, mantido pela Igreja Universal de Lisboa na época.

Para chegar às informações, as jornalistas Alexandra Borges e Judite França consultaram cerca de 10 mil documentos e 40 processos sobre os episódios que serão divulgados pela reportagem. A história é de que, na década de 1990, o Lar Universal recebia crianças em situação de vulnerabilidade social e em seguida realizava adoções para diversos bispos da Igreja Universal. Isso sem a mediação da lei.

Entre algumas dessas crianças, há duas que hoje são apresentadas como netas de Edir Macedo. A repórter responsável pela matéria, Alexandra Borges, afirmou a imprensa local, que essas mães foram literalmente roubadas no que se refere a seus filhos. A ideia é levar a luz, episódios criminosos, em que as principais vítimas são as crianças, e suas famílias, que após vinte anos, não tem informações sobre seus parentes.

Por meio de nota, em sua defesa, a IURD diz que toda a matéria é embasada nos relatos e colaboração do antigo bispo da Universal, Alfredo Paulo Filho. Ele foi desligado da Igreja em 2013, por “condutas impróprias”. A IURD argumenta que Alfredo Paulo, está em uma campanha difamatória contra as obras da Igreja. E, além disso, que nos tribunais brasileiros, ele foi condenado a indenizar a Universal em R$1,7 milhão.

A respeito das adoções, supostamente irregulares, a Igreja Universal do Reino de Deus, argumenta que as mesmas foram realizadas em Portugal, e que as mesmas ocorreram dentro das regras da lei , sendo decretada pelo Tribunal de Família e Menores de Lisboa. E que os netos de Edir Macedo foram adotados pelo sistema legal português. A Universal também diz em sua nota, que irá processar novamente o canal TVI, e o antigo bispo Alfredo Paulo Filho.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!