BH terá ceia de Natal solidária para pessoas em situação de rua; bora ajudar a quem precisa?

Amor e solidariedade. Essas palavras definem sentimentos que são renovados durante a época de Natal. O período também traz a oportunidade de extrapolar o ritual de decorar uma árvore ou ir até lojas para comprar presentes. As boas ações devem e podem ocorrer em todo o ano, mas é especialmente nesta época que elas ganham força.

O projeto “Banho de Amor” conta com esse momento mais humano para arrecadar roupas e objetos de higiene pessoal e também oferecer ajuda a diversas pessoas em situação de rua na capital. Desde janeiro de 2017, cerca de 1, 3 mil voluntários oferecem todas as semanas, para os desabrigados, condições básicas de higiene, bem-estar e saúde, através de um banheiro itinerante.

Divulgação/Banho de Amor

Criado pelo empresário Marcos Calmon, de 44 anos, que também é presidente da ONG Associação Banho de Amor, o projeto tem como objetivo dar dignidade a pessoas em situação de rua e elevar a autoestima delas. “Não somos assistencialistas, nosso objetivo é tira-los da rua. Mostrar que eles possuem capacidade de sair daquela situação”, diz Calmon.

Para isso, os voluntários trabalham de diferentes formas. Para aqueles que são do interior e vieram em busca de melhores condições, o projeto auxilia no retorno dos mesmos para suas terrar de origem. “Compramos passagem, damos lanche e encaminhamos ela de volta”, explica o empresário. Para os usuários de droga, existe uma parceria com três casas de recuperação que também profissionalizam os encaminhados. Por fim, existe ainda uma parceria com SENAC. “Conseguimos fazer o direcionamento para empregos. Tem empresas que auxiliam a gente, diante de uma pré-seleção e encaminhamento”, conta.

Divulgação/Banho de Amor

A ação não para por aí. No próximo dia 19 de dezembro, a equipe oferecerá na rua dos Tamóios, 1007, uma ceia solidária. A refeição contará com vários pratos, que incluem peru e tender. O objetivo? Envolver as pessoas em situação de rua e celebrar o Natal com aqueles que estão, muitas vezes, solitários ou abandonados.

“O que mais distribuímos é carinho e amor. Lá eles têm alguém que tem um olhar diferente, alguém que dá o que eles mais precisam. É um abraço, uma conversa”, finaliza Marcos.

Para conhecer mais sobre o projeto e para fazer parte siga a página do Banho de Amor no Facebook.

Divulgação/Banho de Amor

Como ajudar

São 12 postos de coleta de doações do projeto espalhados pela cidade. Roupas e sapatos masculinos são os produtos mais necessários. Mas recolhe-se também alimentos não perecíveis e itens de higiene pessoal. Confira o endereço dos postos:

  • Alípio de Melo (Lenos Gourmet – Av. Abílio Machado, 1.600)
  • Barreiro (Consultórios Odontológicos – Rua Honório Hermeto, 272)
  • Belvedere (Boudoir – Av. Luiz Paulo Franco, 989)
  • Centro (Espaço Cuidar – Rua da Bahia, 1.148. Salas 1401 e 1415)
  • Mangabeiras (Master Turismo – Av. dos Bandeirantes, 1.299. Loja 3)
  • Floresta (Estacionamento Cleverpark – Rua Tapuias, 52)
  • Funcionários (Socesu – Rua Tomé de Souza, 67)
  • Gutierrez (João Caipira – Rua Dionísio Cerqueira, 445)
  • Savassi (Geral Celeste Pub & Store – Rua Sergipe, 1.339
    Zênithe Travelclub – Rua Sergipe, 1.167. 13º andar)
  • São Pedro (Rua Irmão Gonçalves Xavier, 58)
  • Santo Antônio (Life-me – Rua Teixeira de Freitas, 475)
  • Serra (Maison Ayala – Rua Professor Estevão Pinto, 723)

Para ser voluntário e ajudar no projeto, se inscreva aqui e aguarde o retorno da equipe.

Dados

Conforme último levantamento da prefeitura de Belo Horizonte, a cidade tem 4.553 moradores de rua. É um dado alarmante e preocupante. Houve um crescimento de mais de 70% com relação ao último senso de 2014. Conforme a Secretaria Municipal de Políticas Sociais, a maior parte da população de rua tem ensino fundamental, é homem e com idade entre 25 e 50 anos.

Ainda segundo o estudo, 94% tem vontade de deixar as ruas, mas há dificuldades de adaptação a abrigos e albergues.

Eliza Dinah

Jornalista e redatora do portal Bhaz

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!