[Farsa ou Fato] Jovens de 15 até 29 anos podem viajar DE GRAÇA pelo Brasil nestas férias?

Divulgação/DER-MG/AgênciaPará

Viajar é muito bom, não é mesmo? E viajar de graça? A gente ainda não conhece ninguém que não goste. Pois bem; no ano passado, o Bhaz apresentou a muitos leitores um serviço do Governo Federal que teve início em 2016 – mas ainda era pouco conhecido –, e oferece passagens gratuitas em ônibus interestaduais para jovens com idades entre 15 e 29 anos.

Você lembra?

Nesta semana, um blogue de entretenimento voltou a circular com a informação e sugerir que os jovens viagem nessas férias, sem pagar nada ou precisar agendar as passagens com muita antecedência. No entanto, para conseguir os bilhetes sem pagar nada é preciso retirar a ID Jovem, carteirinha do benefício, que é concedida apenas a pessoas de baixa renda e tem vários condicionantes. É mesmo possível obter uma ID Jovem para viajar nestas férias? 

Para retirar a ID Jovem, documento virtual emitido pela internet, é necessário cumprir alguns requisitos. Além de estar na faixa etária estabelecida, 15 a 29 anos, é preciso ter renda mensal familiar de até dois salários mínimos e possuir registro no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Depois disso, basta solicitar a passagem com antecedência mínima de três horas em relação ao horário de partida e apresentar a carteirinha junto com documento oficial de identificação com foto. Aí é só viajar de graça. Mas…

Se você não possui um CadÚnico a coisa muda de figura. O Bhaz entrou em contato com a Caixa, responsável pelos Programas Sociais do Governo, para entender melhor a situação. Ocorre que os dados do registro precisam estar atualizados nos últimos 24 meses. Se for o caso, basta preencher uma solicitação para ter acesso ao ID Jovem. O sistema é atualizado toda quarta semana de cada mês. A carteirinha é liberada para uso instantâneo, logo em seguida.

Ou seja, se pretende viajar em dezembro, você já precisa ter um CadÚnico e, dependendo do destino escolhido, correr para agendar as passagens com antecedência. E talvez até tenha que desembolsar algum dinheiro, diferente do que informa a publicação do blogue. São dois motivos: em cada viagem interestadual, apenas duas vagas gratuitas são reservadas para a população jovem. Se esgotadas, outras duas vagas são oferecidas com 50% de desconto. E a grande quantidade de beneficiários – o Governo estima 1 milhão de usuários até o fim de 2017 –, também faz com que elas sejam preenchidas rapidamente.

Então, é possível obter uma ID Jovem a tempo das férias? Depende de você comprovar que atende aos requisitos e do seu tempo hábil para enfrentar todo o processo. Se não conseguir, pode tentar, quem sabe, viajar no Carnaval. O benefício existe, de fato, mas os critérios para obtê-lo devem ser observados com atenção. A dica é buscar entender melhor a lei que o criou, bem como o regulamento. Clique aqui para tirar todas as dúvidas sobre a gratuidade.

Conclusão? Viajar de graça pelo Brasil é FATO, caso você tenha de 15 a 29 anos, sua família renda de até dois salários mínimos e você possua registro no CadÚnico. Porém, se você nunca ouviu falar da ID Jovem, dizer que dá tempo de viajar nessas férias por meio do benefício trata-se de uma FARSA.

Divulgação/GovernoFederal

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!