Empresas de ônibus reivindicam aumento de 10,5%; Kalil diz que quem manda na PBH é ele

Empresas reivindicam 10,5%, mas índice oficial ainda não foi definido

O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (Setra-BH) está reivindicando à Prefeitura de Belo Horizonte um reajuste de 10,5% nos preços das passagens de ônibus da capital. Com isso, a passagem, que hoje custa R$ 4,05, passaria para R$ 4,50. A informação sobre o aumento das passagens de ônibus foi divulgada ontem, com exclusividade, pelo portal Bhaz.

De acordo com o sindicato, o aumento é necessário para compensar os reajustes do óleo diesel, que subiu 13,24% em 2017, como consta em documento anexado ao pedido de aumento enviado à Prefeitura. Porém, segundo o sindicato, as notas fiscais das empresas apontam para um gasto 14,73% maior.

Em entrevista ao portal do jornal “O Tempo” nesta sexta-feira, o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PHS), afirmou que não vai aceitar o percentual de reajuste. “Não (vou deixar isso). Quem manda na prefeitura é o prefeito”. Kalil disse ainda que não teve acesso ao estudo e convidou as empresas para negociar.

Pelo seu próprio Twitter, Kalil mandou recado aos empresário do setor de que não aceita o índice proposto.

O aumento dos preços das passagens de ônibus foi discutido em reunião realizada nesta quarta-feira, na prefeitura de BH, entre Alexandre Kalil e representantes do Sindicato. Para que entre em vigor, o aumento deverá ser aprovado pela Câmara Municipal de Belo Horizonte, na forma de um projeto de lei a ser enviado ao Legislativo pela Prefeitura.  O percentual do aumento ainda não foi definido.

Um julho, Kalil havia dito que não haveria alteração no preço da passagem antes da realização de uma auditoria no sistema de transporte público, o que não aconteceu até agora. Uma liminar impediu a realização de licitação para a escolha da empresa auditora.

Determinei que a auditoria sobre o transporte público seja acompanhada pelos vereadores e os movimentos sociais.
Marcelo

Marcelo Freitas é redador-chefe do Bhaz

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!