Mostra de cinema de Tiradentes exibe mais de 50 filmes gratuitamente em janeiro

Acontece entre os dias 19 e 27 de janeiro mais uma edição da Mostra de Cinema de Tiradentes. Além disso, o evento marcará a programação de comemoração dos trezentos anos da cidade histórica mineira. O acesso à mostra de filmes e curtas é totalmente gratuito.

Seguindo a tendência dos últimos anos, que é de dialogar diretamente com os acontecimentos políticos, econômicos e sociais da história recente do Brasil, a seleção de curtas-metragens reflete os  acontecimentos no país. São pautas do evento: crises de representação, racismo, sexualidade, opressão, liberdade, resistência e indigenismo.

A programação terá como temática o realismo no cinema e como homenageado Babu Santana. Já como filme de abertura, o curta “Café com Canela”, e a novidade é que esse longa foi feito por estudantes da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), que são mineiros. O filme ainda ganhou o premio do júri popular no Festival de Brasília de 2017. Já a mostra homenagem conta com os filmes “Uma Onda no Ar” e “Bandeira de Retalhos”.

O homenageado desta edição será Babu Santana (Reprodução/ Léo Lara)

Os setenta curta-metragens escolhidos para participar do evento estarão distribuídos em nove mostras. São elas: Foco (em que os filmes concorrem ao prêmio do Júri da Crítica), Foco Minas (que destaca a produção mineira), Panorama, Chamado Realista, Praça, Regional, Formação, Jovem e Mostrinha. A programação com todos os filmes pode ser acessada clicando aqui.

Além de toda essa programação ainda é possível se inscrever em várias oficinas durante o evento. Para se cadastrar, basta acessar o site. As inscrições acontecem até o dia 4 de janeiro, às 10h. Confira as oficinais disponíveis e os instrutores de cada uma delas aqui.

Tiradentes 300 anos

Uma das novidades mais esperadas para esta edição do evento é o lançamento da campanha Descubra #Tiradentes300anos. A ideia é integrar uma série de ações comemorativas ao aniversário tricentenário da cidade. Além disso, apresentar ao público os principais pontos turísticos da cidade e despertar o interesse em participar da programação da 21ª Mostra Tiradentes.

Então, se você gostou da agenda e quer participar do evento é só se preparar e arrumar as malas para assistir a dezenas de filmes inéditos, curtir e participar da programação que reúne cinema, teatro, circo, música, literatura, dança, artes plásticas e visuais no cenário cinematográfico de Tiradentes.

Serviço

21 ª Mostra de Cinema de Tiradentes

Quando? De 19 a 27 de janeiro

Onde? Na cidade de Tiradentes

Quanto? De graça

Stephanie Mendes

Jornalista e redatora do Bhaz

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!