Home Veículos Acelera aí [Acelera Aí] Na viagem de férias, segurança deve estar no topo da lista

[Acelera Aí] Na viagem de férias, segurança deve estar no topo da lista

Fim e começo de ano são épocas de viagens. Antes de colocar o carro na estrada, faça um exame de consciência e lembre que a segurança tem que vir em primeiro lugar, tem que ser o primeiro item da lista de bagagem. Portanto, faça uma revisão para evitar acidentes e para evitar que você e sua família fiquem no acostamento esperando pelo reboque.

Antes de colocar o carro na estrada, faça um exame de consciência e lembre que a segurança tem que vir em primeiro lugar (Foto: Eduardo Aquino)

Lembre-se de que eles são os únicos elos entre o carro e o solo e, portanto, devem estar em perfeitas condições. Esse alerta se torna ainda mais importante porque estamos em época de chuvas e pneu careca e pista molhada é uma mistura fatal, que pode provocar uma batida frontal ou uma perigosa saída de pista.

Cheque a profundidade dos sulcos, que não devem ser menos do que 1,6mm. Abaixo disso, eles não drenam perfeitamente a água e têm baixa aderência. Não esqueça de calibrar os pneus (incluindo o estepe, no qual se deve colocar duas ou três libras a mais) conforme as especificações do manual do veículo. Confira também se o macaco, a chave de roda e o triângulo estão em perfeito estado.

FARÓIS E LANTERNAS

No trânsito existe uma regra básica de segurança: “é importante ver e ser visto”. Portanto, cheque se todas as luzes (faróis, lanternas e indicadores de direção) e refletores do carro estão em perfeito estado. Além de garantir uma boa visão do trânsito, cuidar do sistema de iluminação evita multas. Não esqueça de regular os faróis, pois isso evita a perigosa “guerra de faróis”, que pode causar um grave acidente. Durante a viagem na chuva, lembre-se de limpar os faróis e lanternas durante as paradas.

FREIOS

Mais importante do que acelerar, é ter a segurança de que o carro vai parar quando você precisar. Para isso, é preciso que o sistema de freios esteja funcionando perfeitamente. Confira nível do fluido de freio, estado de pastilhas, lonas, discos e tambores para garantir uma parada segura.

CORREIAS

São itens que podem te deixar pelo meio do caminho e causar um grande prejuízo. Confira o estado delas entes de pegar estrada. A correia dentada, por exemplo, pode fazer um grande estrago ao arrebentar. A do alternador também deve se checada antes da viagem.

ÓLEO E ÁGUA

O óleo deve ser trocado de acordo com o manual do veículo, respeitando-se os prazos, as condições de uso, as especificações do lubrificante e a substituição do filtro de óleo a cada troca. Confira sempre o nível e fique atento para vazamentos. O nível de água do sistema de refrigeração também deve ser checado antes da viagem. Lembre-se de que o fluído é uma mistura de água e aditivo na proporção correta (determinada pelo fabricante do veículo).

O óleo do motor deve ser trocado de acordo com o manual do veículo, respeitando-se os prazos, as condições de uso, as especificações do lubrificante (Foto: Eduardo Aquino)

DICAS IMPORTANTES

– Troque as palhetas do limpador do para-brisa e do vidro traseiro caso não estejam limpando corretamente;
Evite colocar objetos no bagagito (aquele espaço atrás do banco traseiro) ou soltos dentro do carro, pois em caso de batida ou frenagem brusca, eles podem atingir os ocupantes;

– Respeite os limites de peso do veículo (carga útil), pois o excesso compromete os sistemas de freio e suspensão, prejudicando a dirigibilidade do veículo;

– Antes de pegar estrada, confira se está levando a sua documentação e a do veículo e se elas estão em ordem;
Nesta época do ano, são comuns os engarrafamentos. Portanto, lembre-se de levar água, sucos, alimentos que podem ser necessários nessas paradas mais longas;

– Não esqueça de conferir o nível do reservatório do limpador do para-brisa, pois é fundamental nesta época de chuva garantir uma boa visibilidade.

Comentários

Acelera Ai

Acelera Ai

Jornalistas Eduardo Aquino e Luís Otávio Pires são os editores do site Acelera Aí e da seção veículos do portal Bhaz

Carregar mais em Acelera aí