Luciano Huck, Faustão e Globo na mira do PT; partido acionou TSE

Reprodução/Globo

A participação do apresentador Luciano Huck no programa de auditório Domingão do Faustão, da Rede Globo, no último domingo (7), fez com que o Partido Trabalhista (PT) acionasse o global no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A representação foi apresentada ao Tribunal nesta segunda-feira (8) pelo deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS) e o senador Lindbergh Farias (PT-RJ). O pedido aciona a TV Globo e os apresentadores Fausto Silva – Faustão – e Luciano Huck por abuso dos meios de comunicação e de poder econômico.

Isto porque, recentemente, o nome de Huck esteve cotado como pré-candidatura à presidência do Brasil. Mesmo que isso tenha sido negado pelo apresentador, os políticos entendem, no processo, que ele teria se beneficiado da participação no Domingão do Faustão.


Os parlamentares, líderes do PT na Câmara e no Senado, alegam que, durante o programa, houve uma “demonização da atual política, dos políticos que a representam, dos pré-candidatos que ostensivamente já se apresentaram para a sociedade como postulantes ao cargo presidencial e, de forma subliminar, a exaltação da pré-candidatura de Luciano Huck”.

Os políticos alegam ainda que a emissora de TV promove a pré-candidatura do apresentador de forma objetiva e direta. Fato que causa “interferência antecipada na lisura e na igualdade da disputa presidencial”.

No documento, parlamentares pedem à Corregedoria-Geral Eleitoral que seja declarada a caracterização de abuso de poder econômico e dos meios de comunicação. As penalidades podem chegar à inelegibilidade de Huck ou da cassação do possível registro de sua candidatura. Além disso, requerem ainda pagamento de multa por parte dos três acusados – Globo, Huck e Faustão.

Rafael D'Oliveira[email protected]

Repórter do BHAZ desde janeiro de 2017. Formado em Jornalismo e com mais de cinco anos de experiência em coberturas políticas, econômicas e da editoria de Cidades. Pós-graduando em Poder Legislativo e Políticas Públicas na Escola Legislativa.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!