Novela da crise no fornecimento de insulina em BH teve mais um capítulo hoje

Novas regras entraram em vigor nesta segunda

A novela em que se transformou o fornecimento de insulina pelas unidades de saúde da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) teve hoje mais um capítulo. Por meio de nota, divulgada nesta quarta (10), a Secretaria de Estado da Saúde (SES), que é responsável pelo repasse do produto à PBH, informou que a insulina já está à disposição do município.

A nota da SES foi divulgada depois de a PBH ter informado nesta terça (9), por meio de seu portal na internet, que a responsabilidade pelo fornecimento do produto era do Estado, cabendo à prefeitura apenas sua distribuição por meio dos 152 centros de saúde que possui. “Assim, cabe ao Município somente a distribuição do quantitativo enviado pela Secretaria Estadual da Saúde”.

Na mesma publicação, a PBH informou que, desde maio último, recebe a insulina em quantidade inferior à necessária para atendimento dos pacientes e que, esta semana, recebeu apenas 490 unidades, número correspondente a apenas 20% da demanda real, que é de 2.845 unidades.

Na nota, a SES culpou o fornecedor do produto, que estaria fazendo entregas parceladas da insulina, e que esta semana uma nova remessa foi recedida e imediatamente encaminhada às regionais, para que as prefeituras pudessem fazer a retirada do produto. De acordo com a SES, a remessa extra atende integralmente às necessidades do município.

Nota

A SES-MG esclarece que no final do mês de dezembro houve uma distribuição parcial da insulina Glargina devido à entrega parcelada realizada pelo fornecedor.

No início desta semana, como resultado do empenho da SES-MG junto ao fornecedor, uma nova remessa foi recebida e imediatamente encaminhada às Regionais de Saúde em quantitativo suficiente para atendimento à demanda mensal. Cabe aos municípios a retirada do item na regional e a distribuição às unidades municipais responsáveis pela dispensação aos pacientes.

O quantitativo de Insulina Glargina disponibilizado no final do mês de dezembro para o município de Belo Horizonte somente foi retirado pelo mesmo nesta terça-feira (09/01). Com relação à distribuição atual, o quantitativo autorizado atende integralmente à demanda do município e está disponível para retirada a partir desta quarta-feira (10/01).

Diante do exposto, esclarecemos que o fornecimento de Insulina Glargina encontra-se regularizado, tendo sido disponibilizado para retirada pelo município de Belo Horizonte com a tempestividade que o caso requer. Contudo, cabe ao município a retirada do item na Regional de Saúde e a disponibilização à sua população nas unidades. Assim, quaisquer esclarecimentos adicionais quanto ao fornecimento da Insulina Glargina devem ser obtidos diretamente na Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte.

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!