Home Notícias BH Novela da crise no fornecimento de insulina em BH teve mais um capítulo hoje

Novela da crise no fornecimento de insulina em BH teve mais um capítulo hoje

A novela em que se transformou o fornecimento de insulina pelas unidades de saúde da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) teve hoje mais um capítulo. Por meio de nota, divulgada nesta quarta (10), a Secretaria de Estado da Saúde (SES), que é responsável pelo repasse do produto à PBH, informou que a insulina já está à disposição do município.

A nota da SES foi divulgada depois de a PBH ter informado nesta terça (9), por meio de seu portal na internet, que a responsabilidade pelo fornecimento do produto era do Estado, cabendo à prefeitura apenas sua distribuição por meio dos 152 centros de saúde que possui. “Assim, cabe ao Município somente a distribuição do quantitativo enviado pela Secretaria Estadual da Saúde”.

Na mesma publicação, a PBH informou que, desde maio último, recebe a insulina em quantidade inferior à necessária para atendimento dos pacientes e que, esta semana, recebeu apenas 490 unidades, número correspondente a apenas 20% da demanda real, que é de 2.845 unidades.

Na nota, a SES culpou o fornecedor do produto, que estaria fazendo entregas parceladas da insulina, e que esta semana uma nova remessa foi recedida e imediatamente encaminhada às regionais, para que as prefeituras pudessem fazer a retirada do produto. De acordo com a SES, a remessa extra atende integralmente às necessidades do município.

Nota

A SES-MG esclarece que no final do mês de dezembro houve uma distribuição parcial da insulina Glargina devido à entrega parcelada realizada pelo fornecedor.

No início desta semana, como resultado do empenho da SES-MG junto ao fornecedor, uma nova remessa foi recebida e imediatamente encaminhada às Regionais de Saúde em quantitativo suficiente para atendimento à demanda mensal. Cabe aos municípios a retirada do item na regional e a distribuição às unidades municipais responsáveis pela dispensação aos pacientes.

O quantitativo de Insulina Glargina disponibilizado no final do mês de dezembro para o município de Belo Horizonte somente foi retirado pelo mesmo nesta terça-feira (09/01). Com relação à distribuição atual, o quantitativo autorizado atende integralmente à demanda do município e está disponível para retirada a partir desta quarta-feira (10/01).

Diante do exposto, esclarecemos que o fornecimento de Insulina Glargina encontra-se regularizado, tendo sido disponibilizado para retirada pelo município de Belo Horizonte com a tempestividade que o caso requer. Contudo, cabe ao município a retirada do item na Regional de Saúde e a disponibilização à sua população nas unidades. Assim, quaisquer esclarecimentos adicionais quanto ao fornecimento da Insulina Glargina devem ser obtidos diretamente na Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte.

Comentários

Vitor Fórneas

Vitor Fórneas

Jornalista no Portal Bhaz

Carregar mais em BH