Home Notícias Minas Gerais Alertas de chuva serão enviados para celulares de mineiros; objetivo é prevenir a população

Alertas de chuva serão enviados para celulares de mineiros; objetivo é prevenir a população

Alertas de temporais via mensagem de celular. Essa será a medida tomada pelo Ministério da Integração, a partir da próxima segunda-feira (15), para alertar moradores de Minas Gerais sobre possíveis temporais nas cidades onde moram.

O sistema que é gratuito pretende prevenir a população durante o período de fortes chuvas. Em dezembro do ano passado diversas cidades do Estado ficaram ilhadas por causa das chuvas. O município de Rio Casca, por exemplo, continua recebendo doações. A cidade foi um dos locais mais devastados no final do ano.

Para receber o alerta é preciso cadastrar o número respondendo uma mensagem que será enviada pela Defesa Civil Nacional. Quem tiver interesse em saber dos alertas precisará responder com o CEP do local desejado. Após esse processo, o número estará cadastrado.

Atualmente quase 23 mil números mineiros já estão cadastrados no banco de dados da Defesa Civil. Os dados são da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Com a implantação, Minas Gerais será o sexto Estado a receber o sistema. A população do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul já contam com a novidade. Além dos mineiros, os goianos e sul-mato-grossenses também receberão o alerta.

Comentários

Vitor Fórneas

Vitor Fórneas

Jornalista no Portal Bhaz

Carregar mais em Minas Gerais