Sem dinheiro, municípios cancelam participação no Carnaval deste ano

Gonçalves, no Sul de Minas, preferiu manter os salários em dia a investir no Carnaval

Em duas cidades da Zona da Mata mineira – Cataguases e Leopoldina –, distantes cerca de 20 quilômetros uma da outra, e em Gonçalves, no Sul do Estado, este ano não haverá a participação da prefeitura no Carnaval. O anúncio da prefeitura de Leopoldina ocorreu na segunda-feira (8); no dia seguinte, foi a vez de Cataguases fazer o mesmo. As duas prefeituras alegam a mesma coisa: problemas financeiros decorrentes, principalmente, da interrupção dos repasses de recursos aos município por parte do governo estadual.

Em nota, a secretária municipal de Cultura de Leopoldina, Jussara de Almeida Thomaz, informou que a participação da Prefeitura custaria R$ 150 mil, incluindo os repasses para os blocos por meio de edital. “Não será feito porque o Fundo Municipal de Cultura não conta com este recurso disponível para que seja realizada uma festa como o carnaval”, diz a nota.

A decisão de cancelar a participação da prefeitura de Cataguases no Carnaval foi tomada pelo prefeito, William Lobo de Almeida, após reunião com secretários e a confirmação de que o repasse dos recursos estaduais, como previsto em lei, não havia ocorrido. Sem recursos e sem previsão para recebê-los, a Prefeitura preferiu não assumir mais um compromisso financeiro, cancelando o Carnaval, que ano passado custou R$ 300 mil para o Município.

Antes de Leopoldina e Cataguases, outro município mineiro, Gonçalves, no Sul do Estado, havia decidido que este ano não iria aplicar recursos no Carnaval da cidade. Em nota, a administração municipal informou que a medida teve que ser tomada devido aos cortes orçamentários e dos repasses dos governos Federal e Estadual. Segundo a prefeitura, a prioridade é manter a folha salarial dos servidores em dia, em detrimento da festa de Carnaval

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!