Copa Centenário de futebol amador abre inscrições a partir desta segunda

Jogos da Copa Centenário serão disputados em mais 30 campos

Belo Horizonte tem um campeonato de futebol invisível para quem tem o olho só nos grandes times. É a Copa Centenário, o mega torneio de futebol amador que envolve quase 200 times da capital e cujos jogos são realizados em 30 campos de futebol espalhados pela cidade – os chamados campos de várzea. O pontapé inicial do torneio desse ano será dado nesta segunda-feira, com a abertura das inscrições das equipes das categorias Infantil e Juvenil.

As inscrições das demais categorias do torneio (Feminino, Master e Masculino Adulto “A”, “B” e “C”) serão realizadas a partir de junho. O tradicional campeonato de futebol amador da capital, promovido pela Prefeitura de Belo Horizonte, será disputado no período de março a outubro.

A inscrição deve ser feita pessoalmente, mediante agendamento, pelo representante da equipe, no 5º andar da sede da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Avenida Getúlio Vargas, 1245, bairro Funcionários). Os formulários de inscrição de equipes e de jogadores e os informativos de instruções sobre documentação estão neste link. Na categoria Infantil, podem se inscrever as equipes com atletas nascidos em 2003, 2004 e 2005; e na Juvenil, os jogadores com datas de nascimentos entre 2001 e 2002. Os jogos dessas categorias serão disputados nos meses de março e abril, e das equipes com atletas adultos ocorrerão no segundo semestre.

Copa Centenário, maior torneio de futebol amador do país, tem dez vezes equipes que o Brasileirão (Ricardo Monteiro/PBH/Divulgação)

Estímulo à iniciação esportiva

Gerente de Promoção de Apoio ao Futebol Amador da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SMEL), Ricardo Monteiro afirma que, para os participantes da categoria Infantil, a realização da Copa representa importante estímulo para iniciação esportiva e uma possibilidade de participar de uma competição esportiva oficial. Segundo ele, para a categoria Juvenil, a Copa dá sequencia ao trabalho desenvolvido na etapa Infantil e contribui para a inclusão social e o acesso ao lazer saudável.

Este ano, a Copa Centenário de Futebol Amador Wadson Lima tem o patrocínio do Ministério do Esporte por meio da Secretaria Nacional de Futebol e Defesa do Torcedor. O patrocínio faz parte do Convênio assinado pelo Ministério do Esporte com a Prefeitura de Belo Horizonte, decorrente da aprovação, pelo Governo Federal, do projeto “Promoção e Fomento do Futebol de Várzea em Belo Horizonte, elaborado pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.

A Copa Centenário de Futebol Amador Wadson Lima é um dos principais torneios amadores do Brasil e teve estreia em 1997, em comemoração ao aniversário de 100 anos de Belo Horizonte.Este ano, está em sua 21ª edição. O nome do torneio – Wadson Lima – é uma homenagem ao ex-técnico da seleção brasileira de vôlei. A competição tem o objetivo de fortalecer as associações esportivas amadoras na cidade, reafirmando o seu papel no processo de inclusão e ascensão social para os seus praticantes, além de ofertar momentos de lazer às comunidades e proporcionar melhorias na qualidade de vida da população.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!