Michel Temer afasta vice-presidentes da Caixa investigados pela Polícia Federal

Quatro vice-presidentes da Caixa Econômica Federal foram afastados de suas atividades pelo presidente Michel Temer (PMDB), nessa terça-feira (16). Eles estão sendo investigados pela Polícia Federal (PF) na Operação Greenfield.

Em nota, o Palácio do Planalto informou que, durante os 15 dias de afastamento, os vice-presidentes terão o prazo para apresentarem defesa das acusações de que são alvo. Temer deu a ordem ao ministro da Fazenda, Henrique Meirelles; e ao presidente da Caixa, Gilberto Occhi, para que procedessem com os afastamentos.

Os vice-presidentes afastados são Antônio Carlos Ferreira, do Corporativo; Deusdina dos Reis Pereira, Fundos de Governo e Loterias; José Henrique Marques da Cruz, Clientes, Negócio e Transformação Digital, e Roberto Derziê de Sant’Anna, Governo.

A determinação foi anunciada oito dias depois que o governo federal não seguiu a recomendação do Ministério Público Federal (MPF) para exonerar todos os 12 vice-presidentes do órgão.

Na última quinta-feira (11), os procuradores responsáveis pela Operação Greenfield enviaram um novo ofício ao presidente. Desta vez alertaram que ele poderia ser responsabilizado por “eventuais novos ilícitos” cometidos pelos gestores do banco.

Eles solicitam também que sejam anexados aos autos o relatório das investigações feitas por um escritório independente de advocacia contratado pela Caixa, o ofício enviado anteriormente a Temer e uma recomendação do Banco Central, de “teor semelhante” ao enviado pelo Ministério Público.

Na semana passada, o Palácio do Planalto disse que não cumpriria a recomendação.

Operação Greenfield

Essa operação investiga indícios da existência de um esquema de cooptação de testemunhas para que não contribuíssem com a apuração de supostas irregularidades envolvendo fundos de pensão.

Da Agência Brasil

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!