Onda de roubos e carros arrombados marcam volta do futebol ao Mineirão

A edição 2018 do Campeonato Mineiro teve início nessa quarta-feira (17). Um dos principais jogos da noite foi o confronto entre Cruzeiro x Tupi (JF) no estádio Mineirão. O público na arena alcançou a marca de mais de 42 mil pessoas. Entretanto, além da festa dos torcedores e a partida de futebol, muitas pessoas tiveram pouco o que comemorar na noite de futebol.

Após a partida, as redes sociais receberam diversos relatos de torcedores alegando que foram assaltados ou roubados no interior e nas redondezas do Mineirão. Um torcedor que estava na arena, alegou que o clima era de insegurança no local. “Vi pouquíssimos policiais e agentes do Mineirão”, disse em sua postagem.

“Quando o público passa de 30 mil pessoas, o Mineirão fica perigoso”, a fala é do torcedor Renée Filipe, de 23 anos. Ele conta que foi assaltado no estádio na final da Copa do Brasil no ano passado. Desde então, o clima de insegurança no local é frequente. “Acontecem tumultos e as pessoas começam a correr, neste momento, eles roubam celulares, carteiras etc. Quando eu fui roubado, dois homens ameaçaram agredir um amigo que estava comigo. Entramos para apartar e, no meio da confusão, roubaram meu celular”, conta.

O torcedor acrescenta que na noite dessa quarta, ouviu diversos relatos de pessoas que tiveram celulares furtados. “O clima é de insegurança. Toda hora aparecem pessoas reclamando que tiveram algo roubado. Há todo momento há correria e confusões. A segurança no estádio e arredores, precisa melhorar”, diz.

Carros arrombados

Em contato com a Polícia Militar, localizamos várias ocorrências de carros arrombados na região do Mineirão. Somente na avenida Antônio Abrahão Caram, conseguimos localizar o arrombamento de dois veículos. Um deles, os criminosos levaram bolsas, carteiras e quantias em dinheiro. Na segunda ocorrência, foram levados, itens pessoas da vítima, como documentos, tênis e objetos do veículo.

Polícia Militar e Minas Arena

Por meio de nota, a Minas Arena alegou que conforme apurado “não houve registro de boletins de ocorrência referente a furtos na Esplanada ou no interior do estádio na partida dessa 4a feira”. Confira a nota abaixo:

Importante sempre ressaltar que o Mineirão trabalha em conjunto com o poder público para garantir a segurança do torcedor dentro do complexo. O Mineirão conta também com mais de 360 câmeras de vigilância que monitoram toda movimentação que acontece nas dependências do estádio antes, durante e após os eventos. Nas partidas de futebol funciona no estádio o Complexo de Defesa Social e Justiça Criminal, instalado para auxiliar o Poder Judiciário e tem competência para julgar as causas de menor potencial ofensivo. Neste complexo trabalham, de forma conjunta, em toda partida realizada no Mineirão, autoridades da Polícia Civil, Defensoria Pública, Ministério Público e do Poder Judiciário.

Via assessoria, a PM destacou que é importante que os torcedores vítimas de assaltos, roubos e furtos acionem a polícia para a realização de um boletim de ocorrência. Pois, somente assim, a PM consegue realizar um levantamento para melhorar a segurança na área. Caso contrário, não é possível estimar o índice de crimes na região.

Rafael D'Oliveira[email protected]

Repórter do BHAZ desde janeiro de 2017. Formado em Jornalismo e com mais de cinco anos de experiência em coberturas políticas, econômicas e da editoria de Cidades. Pós-graduando em Poder Legislativo e Políticas Públicas na Escola Legislativa.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!