Voos de grande porte são suspensos no Aeroporto da Pampulha

O aeroporto da Pampulha não receberá voos comerciais nacionais e de grande porte. A decisão foi tomada nesta quinta-feira (18) pelo Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil por meio de uma portaria.

A medida acata uma decisão do ministro Bruno Dantas, do Tribunal de Contas da União (TCU), que, em dezembro de 2017, suspendeu uma portaria que autorizava a retomada dos voos.

A decisão de autorizar a volta de voos comerciais a Pampulha foi tomada em outubro pelo então ministro Fernando Fortes Melro Filho. Com a autorização, a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) poderia voltar a operar no aeroporto da capital.

A volta da Infraero à Pampulha era questionada pela BH Airport, administradora do Aeroporto de Confins, pelo fato da estatal compor o quadro societário da concessionária. Com 49% do capital, ela estaria “agindo contra a sociedade anônima da qual é sócia e contra seus interesses”, disse a empresa em nota.

Com a suspensão o Aeroporto da Pampulha continuará operando voos regionais e executivos e continuará sendo um polo de manutenção de aviões executivos e comerciais.

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!